Grupo Witzler Engenharia
+55 14 3223-8722

Como Migrar para o Mercado Livre de Energia

gestao_energia

Como Migrar para o Mercado Livre de Energia ?

O Mercado Livre de Energia, ou Ambiente de Comercialização Regulado – ACL, tem se tornado uma alternativa viável para redução dos valores de energia elétrica para consumidores com as seguintes características:

Mercado Livre

O Mercado Livre de Energia, que representa cerca de 25% da demanda de energia no país, proporcionou uma economia de R$ 23 bilhões nos últimos 11 anos. Esse montante financeiro representa uma economia de 17% para os consumidores de energia no ambiente livre de contratação em comparação com o mesmo volume de energia se este estivesse sendo consumido no mercado cativo com base na tarifa média das 20 maiores distribuidoras que atuam no país nesse mesmo período de tempo.

Esse dado foi apresentado pela Associação Brasileira de Comercializadores de Energia durante o 3º Encontro Nacional de Consumidores Livres, realizado em São Paulo. Segundo o presidente executivo da Abraceel, Reginaldo Medeiros, esse é custo Brasil que foi evitado pela indústria nacional nesse período. 

Caso o consumidor atenda aos requisitos de elegibilidade e necessite de informações sobre Como Migrar para o Mercado Livre de Energia, ele devo seguir os seguinte passos:

  • Procurar uma ESCO Energy Service Company que possua conhecimento técnico e do setor elétrica para execução e acompanhamento da migração para o Mercado Livre de Energia. 
  • Denunciar seu atual contrato de fornecimento junto à Distribuidora na qual sua unidade industrial ou comercial está conectada respeitando os prazos de aviso previstos no mesmo. Caso o contrato atual seja de prazo indeterminado pela regulamentação atual, a migração ao Mercado Livre será efetivada 12 meses após a formalização da denúncia junto a Distribuidora.
  • Negociar e assinar o contrato de fornecimento de energia elétrica no Mercado Livre com um Gerador ou Comercializador.
  • Negociar e assinar os Contratos de Conexão ao Sistema de Distribuição (CCD) e de Uso do Sistema de Distribuição com a Distribuidora na qual a unidade industrial ou comercial está conectada. O contrato de conexão normalmente não tem custo ou possui custo muito baixo. O contrato de uso nada mais é que a contratação da Demanda ou Fio e não representa nenhum aumento de custo ao Consumidor em relação à situação que este já possuía na condição de Consumidor Cativo.
  • Adequar seu sistema de medição de consumo junto à Distribuidora, conforme legislação vigente.
  • Associar-se à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), tornando-se Agente do mercado, operando de acordo com suas regras e procedimentos e responsabilizando-se pelo pagamento dos encargos, taxas e contribuições setoriais previstas na legislação, os quais na condição de Consumidor Cativo estavam dentro da tarifa da Distribuidora. A representação do Consumidor Livre ou Especial junto à CCEE deve ser executado por profissionais capacitados.

Se você deseja saber mais sobre Como Migrar para o Mercado Livre de Energia, entre em contato com nossa equipe e solicite um estudo de viabilidade de migração para o Mercado Livre de Energia.

Witzler a quatro gerações cuidando bem da sua energia!

Entre em contato agora mesmo.





Deixe uma resposta

Últimas Postagens

Nosso endereço

Rua Iracema Candido Posca
nº1-110 CEP: 17064-864
Distrito Industrial III - Bauru - SP
Telefone: (014) 3223-8722

Nossa Missão

“Garantir a implantação da melhor solução de engenharia, para os recursos e prazos definidos no plano de negócio de nosso cliente, por meio de praticas sustentáveis em conformidade com a ética Cristã.”