Grupo Witzler Engenharia
+55 14 3223-8722

Destinação de Resíduos

O QUE FAZER COM SEUS RESÍDUOS

O que é destinação de resíduos? Eles fazem parte do cotidiano de todas as pessoas, empresas e países. Toda atividade realizada consome algum tipo de recurso e gera alguma forma de resíduo depois de concluída, desde escovar os dentes até a fabricação de um avião. O desafio é justamente o que fazer com eles, para onde devem ser enviados? Quais processos devem ser aplicados? Eles são gerados em ritmo acelerado e é muito importante saber quais opções existem para lidar com esse desafio.

Destinação de resíduos é assunto sério

A destinação ambientalmente adequada e responsável é um objetivo que todos devemos trabalhar para alcançar, afinal de contas todos são afetados pelos impactos positivos e negativos que a destinação pode vir a ter. Quando não existe cuidado na hora do descarte de resíduos os impactos ambientais gerados prejudicam as gerações presentes e futuras. Sabemos que existem muitas dúvidas a respeito desse processo: são muitos resíduos, muitas exigências e falta de acesso a serviços facilitadores, por isso oferecemos diversas soluções para gestão de resíduos.

Armazenamento de embalagens para destinação de resíduos contaminantes

Armazenamento de embalagens de resíduos contaminantes

O assunto destinação de resíduos é tão importante para todos que hoje existe legislação federal, estadual e municipal para tratar do tema. A Lei Federal 12.305/2010 estabelece diversas diretrizes e exigências a respeito do processo de destinação e define a operação ambientalmente adequada:

Capítulo II, Art. 3°, Inciso VII – destinação final ambientalmente adequada: destinação de resíduos que inclui a reutilização, a reciclagem, a compostagem, a recuperação e o aproveitamento energético ou outras destinações admitidas pelos órgãos competentes do Sisnama, do SNVS e do Suasa, entre elas a disposição final, observando normas operacionais específicas de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública e à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos;

Nosso propósito é facilitar o processo de informação a respeito das opções e obrigações de destinação existentes e facilitar a realização dos processo corretos. Confira abaixo algumas das opções mais importantes de destinação de resíduos:

1. Reutilização

Será que o lixo realmente não tem mais chance de uso quando estamos jogando fora? Se você parar para pensar com mais calma e criatividade pode ser que encontre novas possibilidades de uso para aquilo que era lixo. Este é o princípio de reutilização, ou upcycling, dar nova vida aos materiais que eram tratados como resíduos para descarte. Quando adotamos práticas de reutilização geramos menos resíduos e chegamos mais perto da sustentabilidade.

A ideia é aumentar a vida útil dos materiais que utilizamos e gerar mais valor antes do descarte. Essa é uma prática válida para empresas, instituições ou até mesmo nossas casas, qualquer pessoa pode fazer isso. As reutilizações podem ser extremamente práticas e simples, como usar uma engrenagem quebrada como peso de papel, ou mais artísticas e elaboradas.

2. Reciclagem

Todo produto é feito de algum tipo de material, ou uma combinação de materiais. Nos processos de fabricação os materiais são extraídos e transformados até que o produto chegue a sua forma final, que é utilizada por nós. Quando esses produtos chegam ao final de sua vida útil é preciso encontrar um jeito de destinar o resíduo. A reciclagem faz com que os materiais presentes em um produto sejam retransformados até poderem ser reutilizados na fabricação de novos produtos.

A reciclagem diminui o impacto ambiental das empresas e os custos de extração das matérias-primas. As possibilidades da reciclagem cresceram muito nas duas últimas décadas e dependem da nossa responsabilidade na hora de descartar. Vários são os materiais que podem ser reciclados: metais (alumínio, cobre, aço, níquel, etc), plásticos, papelão, entre outros. Quase todos os materiais do cotidiano empresarial e doméstico. A ajuda de uma empresa responsável que realize a gestão de resíduos e faça a destinação sustentável é fundamental nesse processo.

3. Coprocessamento

O coprocessamento é a tecnologia de queima de resíduos em fornos de cimento que não gera novos resíduos. Ele contribui com a preservação do meio ambiente e seus recursos naturais, pois utiliza combustíveis e matérias-primas alternativos aos tradicionais. Aplicado em alta escala na indústria cementeira, o coprocessamento elimina os resíduos e alimenta a indústria.

Destinação de resíduos - Usina de coprocessamento no Brasil

Usina de coprocessamento no Brasil

Muitos resíduos industriais possuem tratamento complexo e tecnologicamente inviável. Este tipo de resíduo pode alimentar outros processos produtivos se utilizado como substituto de combustível. Resíduos oleosos, pneus e borrachas, lamas siderúrgicas, entre outros, são aplicados no coprocessamento e reduzem o impacto ambiental da produção. Faça a destinação responsável dos seus resíduos e diminua o impacto ambiental da sua empresa. Veja como é possível realizar a destinação transparante e qualificada dos seus resíduos de coprocessamento.

4. Aterro Sanitário

O aterro sanitário é um local destinado para o recebimento de resíduos sólidos urbanos, adequado para a destinação de resíduos domésticos. Quando as opções de reaproveitamento são esgotadas o resíduo precisa sair de circulação permanentemente. Os aterros possuem vida útil limitada e exigem monitoramento específico para garantir que não gerem contaminações descontroladas. A Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece que os aterros compõem o último nível da ordem de prioridade de destinação, por isso é importante investir nas alternativas apresentadas anteriormente.

Os resíduos gerados eventualmente são destinados aos aterros, pois ainda não há 100% de reaproveitamento, mas compartilhamos o objetivo de aterro zero. Desta forma garantimos que as futuras gerações terão um cenário socioambiental mais agradável para viverem.

5. Aterro Industrial

Assim como o aterro sanitário, o aterro industrial é utilizado para destinação final de resíduos. Existe legislação específica para a operação de aterros industriais para garantir a segurança do meio ambiente e da região próxima à instalação, como as NBRs 10157/87 e 13896/97. A operação desses aterros garante a disposição controlada de resíduos, de forma que não existam danos ou riscos à saúde pública e que o impacto ambiental seja reduzido.

A atividade industrial gera muitos resíduos durante os processos produtivos e isso cria uma imagem negativa para as empresas. A gestão dos resíduos, com destinação transparente e sustentável reduz os impactos ambientais e gera benefícios para a imagem da empresa. O desafio é grande, mas existem soluções ao nosso alcance para melhorar o resultado das atividades industriais. Trabalhe com responsabilidade e desenvolva sua empresa através da gestão de resíduos.

Destino: Sustentabilidade

Os resíduos acumulam num ritmo muito rápido, mas existem soluções para gerir com responsabilidade e sustentabilidade os impactos gerados. O cenário global apresenta números alarmantes a respeito da destinação de resíduos. Faça a sua parte, descarte corretamente e proteja o futuro do seu negócio e das próximas gerações.

Fonte: witzlerrecicla.com.br

Deixe uma resposta

Últimas Postagens

Nosso endereço

Rua Iracema Candido Posca
nº1-110 CEP: 17064-864
Distrito Industrial III - Bauru - SP
Telefone: (014) 3223-8722

Nossa Missão

“Garantir a implantação da melhor solução de engenharia, para os recursos e prazos definidos no plano de negócio de nosso cliente, por meio de praticas sustentáveis em conformidade com a ética Cristã.”