Grupo Witzler Engenharia
+55 14 3223-8722

Manutenção em Cabine

engenharia-eletrica

Manutenção em Cabine Primária de Média Tensão

Witzler há quatro gerações cuidando bem de sua energia!

A preservação e a manutenção de cabines de média tensão é de responsabilidade do proprietário, não importa qual seja o local onde ela esteja instalada na empresa, condomínio ou indústria. Este tipo de cabine primária de força, como abriga equipamentos que possuem alta tensão, devem estar em locais que garanta sua total segurança para evitar possíveis acidentes. A segurança deve se estender desde o momento da entrada da energia até o momento em que houver a manutenção em cabine primária. Para a realização da manutenção elétrica em média tensão somente deve-se contratar pessoal autorizado, pois esse tipo de trabalho envolve questões de segurança extrema. Um acidente devido a um fechamento de curtos-circuitos e outro tipo de problema na rede elétrica podem causar incêndios.

Por isso, as cabines primárias de média tensão devem sempre estar trancadas e devidamente sinalizadas com suas revisões no prazo. Outro ponto importante para a manutenção em cabine primária de média tensão é o seu aterramento. Aparelhos de medições específicas são usados para a realização da inspeção e para a medição do aterramento, sempre efetuados por profissionais extremamente qualificados para tal serviço. É pelo aterramento que se garante que qualquer fuga de tensão elétrica irá para a terra, evitando assim que isso coloque vida de outras pessoas em risco.

O primeiro passo quando se trata de manutenção em cabine primária de média tensão é agendar com a concessionária responsável o desligamento da tensão para evitar acidentes. Geralmente datas em que não há tanto movimento como domingos ou feriados são escolhidas para realizar o desligamento. O profissional devidamente habilitado e qualificado para fazer a manutenção em cabine primária de média tensão deve usar os equipamentos de proteção individuais e coletivos, conhecidos como EPI e EPC. Ao abrir uma cabine primária de média tensão são encontrados os cubículos de entrada, cubículo de medição, cubículo de proteção contra surtos elétricos e o cubículo de transformação e compartilhamento em baixa tensão.

O profissional qualificado durante o processo de manutenção irá verificar todos os elementos que fazem parte da cabine primária. Existem alguns componentes em que sua importância é maior do que os outros, como é o caso dos transformadores de corrente, transformadores de potencial, barramentos, para-raios de linha, chaves seccionadoras de média tensão, disjuntores de média tensão, isoladores e a chave fusível. Todos esses componentes, assim como o aterramento devem ser inspecionados e revisados no momento da manutenção em cabine primária de média tensão.

É importante estar ciente que a alimentação elétrica, mesmo em uma cabine primária de média tensão, pode ter algumas variações de tensões por causa da própria condição de operação das linhas de distribuição e também por causa de possíveis curtos-circuitos.

Para evitar certos tipos de problemas, existem algumas ações que podem ser feitas como a instalação de um disjuntor motorizado que irá permitir que as operações sejam feitas a distância. Inserir um cabo reserva em um circuito pode garantir uma diminuição no tempo de parada de um sistema elétrico quando houver algum acidente.

Também é possível instalar janelas de inspeção em determinados pontos de cubículos blindados permitindo uma inspeção termográfica.

A Witzler tem a solução completa para realização de manutenções em cabines de Média Tensão, fale com um de nossos Engenheiros.

Entre em contato agora mesmo.





Últimas Postagens

Nosso endereço

Rua Iracema Candido Posca
nº1-110 CEP: 17064-864
Distrito Industrial III - Bauru - SP
Telefone: (014) 3223-8722

Nossa Missão

“Garantir a implantação da melhor solução de engenharia, para os recursos e prazos definidos no plano de negócio de nosso cliente, por meio de praticas sustentáveis em conformidade com a ética Cristã.”