No período de 10 a 16 de outubro, os volumes acumulados de chuva nas regiões sudeste e centro-oeste foram ainda menores que nos sete dias anteriores. A Figura 1, abaixo, indica a quantidade total de precipitação acumulada nesse período, enquanto a Figura 2 representa a anomalia de precipitação, que aponta chuva abaixo da média em grande parte das regiões sudeste e centro-oeste.

Figura 1 | Precipitação total de 10/Out a 16/Out.
Fonte: https://www.cpc.ncep.noaa.gov/

Figura 2 | Anomalia de precipitação de 10/Out a 16/Out.
Fonte: https://www.cpc.ncep.noaa.gov/

De modo geral, todo o subsistema sudeste/centro-oeste apresentou tendência de queda de ENA Bruta e de volume dos reservatórios, ao longo da primeira quinzena de outubro. A Tabela 1 indica os valores de volume nos principais reservatórios e ENA Bruta das respectivas bacias, comparando os dados dos dias 01 e 15 de outubro.

O destaque no período analisado foi a bacia do Paraíba do Sul que, apesar do registro de leve queda com relação ao início do mês, apresentou um pico significativo de ENA Bruta entre os dias 08 e 11, atingindo um máximo de 117 % MLT, resultado de chuvas localizadas entre os dias  07 e 10 de outubro.

Tabela 1 |  Volume Útil (%) e ENA Bruta (% MLT) dos reservatórios do subsistema SE/CO de 01/Out a 15/Out.
Fonte: http://www.ons.org.br/