Economia na conta de energia poderá superar 30% com o Mercado Livre de Energia

ECONOMIA DE ENERGIA

Quando o assunto é Mercado Livre de Energia Elétrica, muitos consumidores ficam em dúvida se realmente vale a pena e quanto irão economizar.

Apesar da dúvida, uma pesquisa de opinião lançada na FIESP pela Abraceel em conjunto com o IBOPE, em meados de 2019, indica que 87% da população considera cara sua conta de energia e 79% gostaria de ter uma alternativa para escolher seu fornecedor.

 

Estatísticas

De acordo com os dados da própria Abraceel publicados em agosto de 2019, nos últimos 16 anos, o acumulado de economia dos consumidores no Ambiente de Contratação Livre (ACL) foi de aproximadamente 185 bilhões de reais. Tendo uma economia média de 29% no período para esses agentes em relação às tarifas do Ambiente Regulado (ACR).

Em 2019 a média de economia nas contas de energia elétrica foi de 34% para os mais de 6.870 agentes consumidores registrados na CCEE.

De acordo com a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), em 2019 o ACL foi responsável por aproximadamente 34% do volume de energia consumido no país e o setor continua em crescimento constante. Ainda segundo a EPE, 65% da matriz elétrica brasileira é composta por hidrelétricas. Argumento que corrobora as vantagens do ACL, uma vez que as condições meteorológicas afetam diretamente o preço da energia no mercado regulado, e consideravelmente menos no livre.

Relatórios divulgados pela ANEEL, mostram que em 2019 as bandeiras tarifárias mensais ficaram dentro do esperado para um ano típico. Tal fato que alavancou a economia no ACL, pois não há impactos pelas bandeiras neste ambiente.

 
ECONOMIA-1

 

Crescimento do Mercado

O setor ainda apresenta grande potencial de crescimento, pois por enquanto não contempla os consumidores residenciais e pequenos comércios e indústrias sendo restrito apenas a grandes consumidores com demanda superior a 500 kW. Ainda assim, mesmo restrito, fechou o ano de 2019 mostrando crescimento no volume de operações em 6% em relação ao ano anterior. Movimentando 134 bilhões de reais segundo a Abraceel.

Com uma média de 120 unidades migradas por mês em 2019, mostra um crescimento de 76% em relação ao ano anterior. Tornando-se o maior volume de migrações reportado desde 2016.

Os Clientes da Witzler

A Witzler Energia está no setor de migração para o Mercado Livre e gestão de energia desde 2016. Acompanhando mensalmente a trajetória de seus clientes no ACL (Ambiente de Contratação Livre), fazendo análises constantes para melhorar a experiência e economia dos consumidores.

Portanto, o valor economizado depende de vários fatores internos e externos à empresa, como volume de energia, opção tarifária, bandeira tarifária vigente, condições meteorológicas e muitos outros. Dessa forma a economia varia de empresa para empresa que ingressa no mercado livre de energia. Por isso um sistema de gestão de qualidade que busca minimizar os custos e maximizar a economia é foco da Witzler | Energia.

Tanto que a economia média de nossos clientes varia de 16% até 31% dependendo, além dos fatores elencados acima, o quão abertos os clientes estão às análises de otimização do consumo. Podendo atingir economia superior 40%.

 

Conclusão

Por fim. Em meio a muitos consumidores cativos descontentes com o valor de suas contas de energia, o Mercado Livre se mostra muito vantajoso para aqueles que se encaixam na regulamentação restritiva. Onde uma economia superior a 30% já é realidade.

Entre em contato conosco e migre agora para o Mercado Livre de Energia com a Witzler



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.