Seguro Garantia no Mercado Livre de Energia

SEGURO_WITZLER

Quando se trata de apresentar uma Garantia Financeira ao Contrato de Energia firmado entre Cliente e Comercializadora, na maioria dos casos as empresas não encaram a situação com “bons olhos”. Mas será que o Seguro Garantia deve ser encarado como “inimigo financeiro” das empresas?

 

Garantia Financeira

Frequentemente no fechamento da proposta para a compra de energia para os próximos anos, existe a negociação no que tange à apresentação da Garantia Financeira. Em certos casos exigindo Carta Fiança, Depósito Caução, CDB Caucionado ou Seguro Garantia. No entanto, em certas situações nos deparamos com o registro contra pagamento, parecendo ser essa a melhor opção para as empresas.

No registro contra pagamento não incide qualquer valor adicional, pois trata-se de contrato sem a necessidade de apresentação de Garantia. Ou seja, o pagamento da fatura da comercializadora deverá ser efetuado impreterivelmente até a data de vencimento, conforme consta da minuta assinada.

uma mesa com vários papéis e dois computadores

Porém, em caso de atraso no pagamento da fatura, a empresa não terá sua energia registrada na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em decorrência deste ato, sofrerá impactos como: penalidades advindas da CCEE, como podendo o valor da multa chegar a até 3 (três) vezes o valor da energia contratada para o respectivo mês; entre outras.

As consequências citadas acima, faz com que as empresas encontrem uma forma rápida de adquirir o montante financeiro necessário para o pagamento da fatura, impactando consideravelmente no fluxo de caixa.

Aplicação do Seguro Garantia

A fim de exemplificar tal situação, podemos mencionar os efeitos provocados pela pandemia de Covid-19, causando impactos em grande escala. Afetando a ordem econômica e financeira dos países e consequentemente a grande maioria das empresas que tiveram suas atividades paralisadas de forma parcial ou total em seus variados ramos de atividade.

O Seguro Garantia possui um valor adicional sim. No entanto, seria o fator solucionador para praticamente todas as empresas que estão com as atividades paralisadas a 2 ou 3 meses. Pois a partir do pagamento do boleto da apólice, sua energia seria registrada antecipadamente quantos meses estivessem garantidos em contrato.

Conclusão

Caso ainda haja dúvida se o Seguro realmente vale a pena, podemos garantir que o custo dessa Garantia é muito baixo. Possui taxas atrativas, normalmente variando entre 2% a 4% do valor total a ser garantido. O processo de duração é breve e não compromete o fluxo de caixa.

Concluindo, podemos notar o quanto uma garantia com baixo custo pode ser fundamental a ponto de assegurar o registro e consequentemente o fornecimento da energia para as empresas em âmbito geral.

Portanto, como faz parte do escopo da Witzler | Energia mitigar futuros riscos que nossos clientes possam ter, a melhor opção é providenciar a apresentação do Garantia. Ainda que seja necessário proceder com um aditivo ao contrato de energia.

Conte com os serviços em avaliação de Seguro Garantia da Witzler | Energia. Entregaremos as melhores cotações do mercado para levar segurança e excelência para seu negócio.

Entre em contato conosco e faça parte do Mercado Livre de Energia com a Witzler



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.