Descarbonizar: o que isso tem a ver com a sua empresa?

Descarbonizar, oque isso tem a ver com sua empresa?

Na busca pela sustentabilidade, essencial para melhorar a imagem do seu negócio, a diminuição da emissão de carbono (descarbonizar) é um passo importante.

Os combustíveis fósseis – carbono e petróleo, por exemplo – estão inseridos no nosso dia a dia. Ao serem queimados, geram energia para movimentar carros, para produção elétrica, na indústria, entre outras utilidades. No entanto, o gás carbônico (CO2) emitido na queima desses gases é extremamente prejudicial ao meio ambiente, contribuindo, inclusive, para a degradação da camada de ozônio e o agravamento do efeito estufa. E é a partir disso que pensamos no conceito de “descarbonização”. 

Em setembro de 2015, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Relações Internacionais publicou um relatório mostrando ser possível diminuir a concentração de dióxido de carbono e demais GEE (Gases de Efeito Estufa) até 2050. Dessa forma, seria possível contribuir para evitar o aumento da temperatura do planeta em 2ºC. 

O projeto DDPP (Deep Decarbonization Pathways Project) enquadra como requerimentos para alcançar essa meta uma “profunda transformação dos sistemas de energia em meados do século, por meio de declínios acentuados na intensidade do uso de carbono em todos os setores econômicos, uma transição chamada de ‘profunda descarbonização’”, segundo a iniciativa.

Uma das principais ações para cumprir esse plano de metas é a adesão a fontes de energia renováveis, como a solar, eólica e hidrelétrica. Capazes de utilizar os recursos naturais de forma responsável e ecologicamente correta, esse tipo de energia tem pouquíssimos impactos no meio ambiente e ainda por cima são inesgotáveis.

 

E o que isso tem a ver com a sua empresa?

O debate em torno da sustentabilidade vem obtendo cada vez mais destaque, tanto no meio mercadológico quanto social. Atualmente, a preocupação com os impactos ambientais um valor que vem sendo cobrado de todas as empresas pelos seus stakeholders. A genuína postura sustentável agrega valor para seus negócios. Para o cliente consciente com o meio ambiente, encontrar fornecedores e parceiros de negócios que pactuem dos mesmos valores é fundamental.

Para fazer isso, é preciso entender que esse conceito está associado de forma direta ao desenvolvimento de ações focadas na transição para uma economia com baixo uso de carbono. Dentre essas atitudes, a principal é aderir a fontes de energia renováveis. Para empresas com substancial consumo de energia, torna-se essencial a busca por esses meios alternativos.

Selo Energia 100% RenovávelCertificado de Energia Renovável

A transição da eletricidade gerada por usinas térmicas para fontes renováveis é um dos principais caminhos para a descarbonização. A Witzler Energia, além de instruir e orientar na transição para as fontes sustentáveis, fornecerá um Certificado de Energia Renovável desenvolvido em parceria com a SBC Cert. Baseado no protocolo GHG Protocol, que garante a certificação do uso de energia renovável e o certificado de redução na emissão de gases de efeito estufa.

Os benefícios para a empresa atravessam o posicionamento da marca, trazendo um diferencial de desempenho socioambiental; documentação e registro para a empresa como consumidora de energia limpa; e produtos e serviços selados como apoiadora de energias renováveis e, por consequência, da sustentabilidade.

Selo I-REC StandardI-REC

International REC Standard (I-REC) é um sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia, possibilitando aos consumidores de eletricidade a comprovação de que utilizam energia renovável. 

Toda a energia produzida, sendo ela de fontes renováveis ou não, é transmitida através do Sistema Interligado Nacional (SIN), chamado Grid, que transmite a energia por toda uma rede até o local de consumo. O fator de emissão de GEE é publicado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que rastreia fisicamente esse processo. No entanto, mesmo que a empresa utilize energia limpa, essa ação pode não ser reconhecida em termos de redução de emissão.

O I-REC resolve esse problema, tornando possível adquirir Certificados de Energia Renovável, comprovando, assim, a sua origem. Reforçando o compromisso com o meio ambiente, o Grupo Witzler possui a certificação e o selo I-REC – sendo ele indicado para empresas que buscam certificação global ou ainda não estão no Mercado Livre de Energia.

Os profissionais da Witzler estão à disposição para esclarecer quaisquer questões. Clique no botão abaixo e entre em contato conosco para saber mais!

O presente é livreEnergia barata, limpa e segura é Witzler.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.