PCH e CGH: conheça a diferença entre ambas as usinas do Mercado Livre de Energia

PCH e CGH conheça a diferenteça entre as usinas do mercado livre de energia

No universo do Mercado Livre de Energia, há diversas siglas que fazem parte do dia a dia do setor. Entre elas, podemos destacar a PCH e a CGH, que significam Pequena Central Hidrelétrica e Central Geradora Hidrelétrica, respectivamente.

Para saber mais sobre cada uma delas, o que representam e quais as principais diferenças entre ambas, continue a leitura. A Witzler Energia explica para você.

Usina PCH

O que é PCH?

São usinas de tamanho e potência relativamente reduzidos. A sua classificação foi feita em 1997 pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e deve seguir as seguintes características:

– Potência instalada entre 5 MW e 30 MW (Megawatt);

– Área de reservatório de até 13 km², excluindo a calha do leito regular do rio. Além disso, essas usinas têm como padrão o custo de construção mais baixo e podem ser instaladas até mesmo nas proximidades de unidades consumidoras, devido ao seu espaço físico, que é reduzido. Isso significa que as PCHs são ótimas opções para complementar a matriz energética do Brasil.

Desta forma, são consideradas uma alternativa de geração de energia limpa com baixo impacto ambiental, assim como a sua construção gera empregos, oportunidades de novos negócios, melhoria na infraestrutura e diversos outros benefícios para a região.

O seu funcionamento consiste na construção de uma barragem, que deverá represar a água de um rio e, posteriormente, formará um reservatório. Quando as comportas desse espaço forem abertas, a água deve descer pela tubulação até atingir as turbinas e, à medida que a água passa por elas, é acionado o gerador, responsável por transformar energia mecânica em elétrica.

A energia, resultado desse processo, tem a tensão elevada por um transformador, em seguida passa por uma rede de transmissão e é distribuída pela cidade através dos fios. Do ponto de vista sustentável, vale lembrar que 100% da água utilizada é devolvida ao rio, sem nenhum tipo de perda, podendo ser aproveitada normalmente.

Usina CGH

O que é CGH?

São usinas hidrelétricas ainda menores do que as PCHs, já que a potência é igual ou inferior a 5 MW. Apesar disso, seu funcionamento é semelhante ao das PCHs. Se as obras das Pequenas Centrais Hidrelétricas possuem baixo impacto, as Centrais Geradores Hidrelétricas têm menos ainda, já que a execução dos projetos é bastante simplificada por possuírem porte pequeno, incentivos legais e descontos em tarifas setoriais.

Algumas diferenças entre PCH e CGH

Como você já deve ter notado até aqui, a principal diferença entre PCH e CGH é a potência, no entanto, há outros aspectos que as difere. São eles:

– A PCH demanda um estudo de inventário (que observa o potencial hidráulico da fonte escolhida), além de um projeto com detalhamento técnico para análise e aprovação da Aneel, já a CGH não precisa cumprir essas etapas;

– O prazo de implantação de uma CGH pode chegar até dois anos, enquanto o das PCHs pode chegar a cinco anos;

– O custo do investimento em uma CGH é mais baixo em comparação com a PCH, devido a estrutura reduzida e a menor complexidade dos processos;

– Os impactos ambientais gerados pelas CGHs são menores que os causados pelas PCHs.

O Grupo Witzler pode auxiliar você!

A Witzler conta com geração de energia por PCH e CGH. Além disso, fornece assessoria para investidores que buscam conhecer o mundo da energia elétrica através de projetos no Mercado Livre de Energia, Mercado Cativo, Autoprodução de Energia e Geração Distribuída.

Saiba mais e veja como fazer parte desse mercado, entre em contato conosco.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.