Saiba como a energia renovável contribui para a sustentabilidade das indústrias

Saiba como a energia renovável contribui para a sustentabilidade das indústrias

A indústria é um segmento que mudou muito e em um curto período de tempo. Os processos manuais passaram rapidamente a ser executados por máquinas e por tecnologias cada vez mais sofisticadas. 

À medida que a evolução aconteceu, a sustentabilidade foi se inserindo nesse setor, o qual, atualmente, não deixa esse tema em segundo plano, já que é essencial para o planeta e também para a indústria em si. 

A sigla ESG (Environmental, Social and Governance), conhecida como o conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, faz parte do dia a dia dessas empresas, e isso significa que a sustentabilidade deixou de ser apenas um diferencial para se tornar uma necessidade. 

Continue a leitura a seguir e confira como a energia renovável contribui para a sustentabilidade das indústrias.

O que é energia renovável?

Também chamada de energia limpa ou alternativa, ela é proveniente de fontes ou recursos naturais, que são reabastecidos por meio da natureza e causam baixo impacto ambiental quando comparados a outras fontes.

Qual é a importância do uso de energias renováveis nas indústrias?

A maior parte das indústrias demonstram grande preocupação com o lastro de impactos ambientais provenientes de suas atividades e, com isso, buscam se alinhar com as melhores práticas nacionais e internacionais. Isso gera benefícios tanto para o planeta e a sociedade como um todo, quanto para o próprio negócio. Confira algumas das vantagens que as empresas podem usufruir ao contar com as energias renováveis:

  • Estabilização dos custos de produção de energia;
  • Valorização de marca;
  • Otimização das atividades.

Como as energias renováveis são incentivadas?

Já que as energias renováveis podem reduzir cerca de ¾ as emissões de carbono na atmosfera, de acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável, a Organização das Nações Unidas instituiu algumas metas para a produção e o uso de energia através de seus objetivos de desenvolvimento sustentável. 

Entre elas, destacam-se a modernização e a reabilitação das indústrias para que elas sejam sustentáveis, aumentando a eficiência de seus recursos tecnológicos e tendo processos mais limpos e ambientalmente corretos.  No Brasil, essa demanda encontra as soluções da Witzler Energia, referência no ramo, que promove ações como:

  • Certificados de Energia Renovável para empresas que possuem contratos de fornecimento de energia renovável no Mercado Livre de Energia, garantindo a origem da geração por meio de fontes renováveis, como as usinas eólicas e hidrelétricas;
  • I-REC, são certificados de energia renovável, que comprovam que a eletricidade consumida pelas organizações é de origem renovável;
  • Certificação da redução de emissão de carbono, que promovem projetos de energias renováveis, possibilitando que as empresas compensem em até 100% suas emissões. 

Quais são as principais fontes de energias renováveis utilizadas pela indústria?

Entre as mais diversas possibilidades, destacam-se as seguintes:

Energia solar: é a energia proveniente do sol. Trata-se de uma alternativa sustentável que capta, por meio de painéis solares, a luz irradiada pelo sol, que é captada e transformada em corrente elétrica através de placas solares fotovoltaicas, para que se possa utilizar em todas as atividades residenciais, corporativas e rurais.

Energia eólica: é gerada pela força dos ventos. Não emite poluentes e também conta com uma fonte inesgotável para a sua geração.

Energia de biomassa: é proveniente da queima de qualquer matéria orgânica não fóssil, como os combustíveis sólidos (carvão vegetal, madeira e restos orgânicos vegetais e de animais). 

Boletim anual da Energia Livre, da ABRACEEL 

O Boletim Anual da Energia Livre, da ABRACEEL, divulgado no dia 28 de abril de 2022, referente ao ano de 2021, mostra que o consumo industrial que está no Mercado Livre de Energia corresponde a 87%.

Enquanto isso, o consumo do Mercado Livre de Energia representa 34% de toda energia consumida no país. Em termos de energia transacionada, o valor é ainda maior: cerca de 60% de toda energia negociada no país está no ACL.

Confira o consumo registrado por ramo de atividade em fevereiro de 2022, de acordo com informações da CCEE: 

  • Metalurgia e produtos de metal – 21%
  • Alimentício – 12%
  • Químicos – 11%
  • Manufaturados diversos – 9%
  • Madeira, papel e celulose – 7%
  • Veículos – 4%
  • Têxteis – 3%

Milhares de empresas já economizaram

Esse foi o resultado após as organizações migrarem para o Mercado Livre de Energia com a Witzler. Essa economia, além de oportunizar o investimento em outras benfeitorias para a sustentabilidade do negócio, ainda contribui para a preservação do planeta, visto que as fontes de energia são 100% renováveis e limpas.

Saiba o quanto a sua indústria pode economizar

Clique aqui e receba uma análise gratuita da economia que a sua empresa pode ter ao contar com o Grupo Witzler por meio da energia renovável. 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.