fbpx

Blog

Mercado Livre de Energia  abordado e explicado pelos maiores especialistas do setor. Esse espaço é dedicado a desmistificar o tema para te ajudar a tomar as melhores decisões.

Conhecimento é energia e move tudo! 

Gestão Ativa

Gestão Ativa de Energia Elétrica: saiba o que significa

Em todo e qualquer ramo de atividade que envolva produção, uma das principais despesas é a energia elétrica. Nesse sentido, a gestão ativa de energia é importante para que as empresas tenham eficiência energética. Ou seja, reduzam os custos do consumo de energia elétrica com a correção de possíveis falhas.

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a Gestão Ativa de Energia.

O que é Gestão Ativa de Energia Elétrica?

A Gestão Ativa de Energia Elétrica é um conjunto de ações executadas por especialistas que tem como objetivo alcançar a eficiência energética. Como? Através de mensuração e otimização da demanda consumida.

Dessa maneira, o Grupo Witzler conta com uma equipe de especialistas dedicada à gestão do seu contrato de energia de forma integral. Assim, transformamos dados em inteligência aplicada às melhores estratégias para garantir que você esteja sempre muitos passos à frente.

Logo, é função do nosso robusto time de analistas e gestores:

  • Acompanhar preços e janelas de oportunidades para a melhor compra da energia elétrica;
  • Executar auditorias nas contas de energia para mapear otimizações;
  • Acompanhar e garantir dia a dia a sua máxima economia no Mercado Livre de Energia;
  • Prover o cliente de relatórios mensais e sob demanda com resultados e análises de forma transparente e proativa.

É claro, tudo isso somado a visitas regulares em um atendimento totalmente personalizado fazem da Witzler uma das empresas com maior NPS do setor (94,5) e churn próximo a zero.

Como obter os melhores resultados no ACL?

Em termos de economia, a fim de obter os melhores resultados no Mercado Livre de Energia, é fundamental que uma boa contratação seja realizada. Entretanto, existem outros fatores que impactam nos custos de energia elétrica. Nesse caso, estes podem ser otimizados por meio de uma gestão ativa. Isso é justamente um dos grandes diferenciais praticados pelo Grupo Witzler.

Além disso, no campo da contratação, a dinâmica dos preços de mercado é um tanto complexa, subdividida em três períodos diferentes: curto, médio e longo prazo.

A precificação da energia nesses períodos segue lógicas distintas. Ou seja, o momento de contratação em cada um deles nem sempre é o mesmo. Entenda abaixo como cada um funciona:

  • Curto Prazo: de um a três anos no futuro, o fator hidrológico forma o preço. É o período de maior volatilidade de preços. Portanto, é fundamental que haja agilidade no momento de contratar. Além do mais, janelas de oportunidade surgem eventualmente com pouca duração;
  • Médio Prazo: de três a cinco anos, a precificação é atrelada a uma oferta e demanda no mercado. Assim, há uma influência do reajuste tarifário do mercado regulado e os preços são menos voláteis;
  • Longo Prazo: acima de cinco anos no futuro, a precificação é afetada por projetos de expansão da rede. Assim sendo, grandes geradores apresentam oportunidades quando a rede está em expansão, ou quando planejam a execução de projetos.

Para todos os três períodos, a Gestão Ativa faz toda a diferença para que o consumidor entenda o melhor momento, bem como a melhor estratégia de contratação a ser definida.

Outros Fatores

Outro importante fator de impacto direto nos custos de energia elétrica é a adequação tarifária. Uma Tarifa Horo Sazonal (THS) adequada, bem como a demanda contratada ideal, garantem que os custos da fatura de distribuição permaneçam nos valores mínimos.

Manter constante atenção aos bancos de capacitores também evita multas desnecessárias que podem onerar o consumidor.

Pensando nisso, a Witzler Energia realiza análises com frequência, se atendando às demandas contratadas e registradas, bem como às modalidades tarifárias, o que garante que essa questão esteja sempre ajustada ao perfil de consumo de cada consumidor. 

Para a energia reativa, desenvolvemos um sistema inteligente que avisa com antecedência antes das faturas de distribuição chegarem. A fim de que os valores sejam antecipados o mais breve possível e providências sejam tomadas.

Fonte de Aquisição de Energia Elétrica

Mais um fator é a fonte de aquisição de energia. Existem diversas fontes de energia, incentivadas e convencionais, que podem ou não fornecer descontos na utilização do sistema de 50, 80 e 100%. Sendo cada fonte mais adequada a cada perfil de consumidor.

Realizamos periodicamente uma análise de viabilidade de SWAP e troca de fontes, com o objetivo de que cada consumidor adquira energia da fonte que mais se adequa ao seu perfil de consumo. Quando as oportunidades são identificadas, é proposto a operação que visa incrementar os ganhos do consumidor no MLE.

Como visto, a economia na conta de luz vai muito além de uma boa contratação. Para que os consumidores tenham bons resultados, a Witzler Energia oferece a Gestão Ativa, fornecendo um analista que cuida da conta de seus consumidores e garante que todas essas questões estejam sempre ajustadas.

Em suma, uma Gestão Ativa, seja ela no Ambiente Regulado ou no Livre, proporciona benefícios e reduções que, até então, o empresário não compreendia..

Estudo de Viabilidade Econômica

Witzler Energia é uma plataforma de soluções energéticas, com a missão de cuidar bem da energia de seus clientes, otimizando e maximizando os resultados, com o intuito de torná-los sempre mais competitivos frente ao mercado. Além de ser especialista quando o assunto é gestão, temos o compromisso de encontrar sempre as melhores soluções para o seu negócio.

A partir do estudo de viabilidade econômica, você saberá o quanto irá economizar.

Solicite agora mesmo o seu estudo de viabilidade econômica aqui.

Posts Recentes

Categorias

Redes Sociais