Amapá Vive Dias na Escuridão


Hoje, dia 19 de novembro de 2020, faz 17 dias que o estado do Amapá enfrenta sérias dificuldades no fornecimento de energia, que acarretou diversos problemas como o abastecimento de água, a compra e armazenamento de alimentos, serviços de telefonia e internet, entre outros.

Por que a interrupção?

Antes de mais nada a Subestação de Amapá contava com 2 transformadores ativos e 1 transformador reserva. Na ocorrência, os dois transformadores principais explodiram e o terceiro já estava avariado desde dezembro de 2019. Isso interrompeu a energia que seria distribuída em todo o estado.

Qual o motivo da explosão?

Nesse meio tempo ainda não existe comprovação do que realmente houve para ocorrer a explosão dos transformadores e, consequentemente, ocorrer a interrupção no fornecimento de energia. O relatório técnico oficial sairá em 8 dias, esse foi o prazo dado pela Aneel para entrega do documento.

Do mesmo modo que os relatórios apresentados pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) em 2018 solicitavam uma potência maior de transformação apontando um limite de carga ou sobrecarga, recentemente em nota o ONS afirmou que a capacidade instalada atendia completamente a carga demandada.

Em suma, apenas o relatório oficial apresentará a causa do incidente.

Leia também:

COMO MITIGAR OS RISCOS NO MERCADO LIVRE DE ENERGIA


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Gostaria de entender mais a fundo?

Conte com nosso time de profissionais com anos de experiência no mercado de energia. Entre em contato conosco e vamos conversar mais sobre esse assunto

*Campos Obrigatórios