O que você vai ver nesse post:
Especialistas Witzler desmistificam a Biomassa, uma fonte de energia renovável que está ganhando ainda mais destaque.
A matéria orgânica que gera energia e apoia a transição energética tem nome: Biomassa, uma alternativa promissora que amplia a oferta de energias renováveis que mercado de energia oferece.
Sabemos que o setor elétrico é dinâmico e inovador. Diariamente, surgem novas formas de gerar energia e essa inovação é extremamente importante, tendo em vista que cada vez mais, precisamos reduzir a dependência dos combustíveis tradicionais para diversificar as fontes que compõem a matriz energética do Brasil.
Explore com a gente como a biomassa é utilizada na geração de energia elétrica e seus benefícios. Vamos lá? Continue lendo!
O que é Biomassa?
Biomassa refere-se a materiais orgânicos, como resíduos agrícolas, florestais, industriais ou de processamento que produtores de energia utilizam para gerá-la. Ou seja, restos de madeira, alimentos, resíduos de colheita ou até mesmo lixo urbano. Essencialmente, qualquer material vegetal ou animal que se converte em energia térmica é considerado biomassa.
Benefícios da Biomassa na Geração de Energia
- Sustentabilidade: a fonte utiliza materiais orgânicos renováveis. Então, eles reduzem a dependência de combustíveis fósseis e contribuem para a redução das emissões de gases de efeito estufa, favorecendo a transição energética;
- Diversificação: Através da biomassa, é possível diversificar as fontes de geração de energia, reduzindo a vulnerabilidade às flutuações de preços que a disponibilidade dos combustíveis fósseis ocasiona. Dessa forma, a biomassa garante ainda mais confiabilidade energética e resiliência operacional;
- Redução de Custos: O preço da geração de energia térmica (vapor) por meio de matéria orgânica é mais barato do que a energia que os combustíveis fósseis geram, o que traz previsibilidade aos custos operacionais no longo prazo.
Como a Biomassa gera energia?
Aqui estão as principais maneiras pelas quais se transforma a biomassa em energia:
- Combustão Direta: Resíduos de madeira, palha ou agrícolas queimam em uma caldeira para produzir vapor. Esse vapor aciona uma turbina conectada a um gerador elétrico, que produz eletricidade.
- Gaseificação: A biomassa se aquece a altas temperaturas em um ambiente com pouco oxigênio para produzir gás de síntese. Em seguida, esse gás queima em uma turbina ou motor para gerar eletricidade.
- Pirólise: A matéria orgânica é aquecida em um ambiente sem oxigênio, transformando-se em biocombustíveis que são utilizados de várias formas.
- Digestão Anaeróbica: Microorganismos decompõem a biomassa e produzem biogás. Depois, o biogás queima para gerar calor e eletricidade.
- Fermentação: Os materiais orgânicos convertem-se em bioetanol através de um processo de fermentação, onde leveduras transformam açúcares em álcool. Dessa forma, o bioetanol pode ser utilizado como combustível em veículos ou misturado à gasolina. A cana-de-açúcar é um dos materiais mais utilizados nesse modelo.
Witzler: protagonistas no setor elétrico
A biomassa gera a bioeletricidade e representa uma solução prática e sustentável para enfrentar os desafios da energia tradicional no futuro. Aqui na Witzler, comercializamos energia 100% limpa e renovável de várias fontes, inclusive de biomassa. Com isso, democratizamos a fonte e ajudamos a diversificar a matriz energética, tanto brasileira, quanto mundial.
Somos uma plataforma de soluções energéticas que cuida da energia de empresas há quatro gerações, garantindo economia e sustentabilidade para o setor produtivo.
O primeiro passo para ajudarmos a sua empresa é solicitar uma consultoria 100% gratuita com um de nossos especialistas. É simples e rápido, como deve ser.
Livre-se de dores de cabeça com a energia da sua empresa. Cuidamos de tudo para você!