BOLETIM SEMANAL DE ENERGIA 25 A 31 DE AGOSTO

Boletim Semanal de Energia Elétrica

Destaques da Semana

Subsistema Norte bate recorde de carga pela terceira vez em agosto.

No último dia 27, o submercado Norte, bateu mais um recorde de carga, quando atingiu o consumo de 6.848 MW às 22:58 horas, junto ao Sistema Interligado Nacional (SIN).Antes disso, dois recordes já haviam sido batidos no mês de agosto: no dia 26 de agosto, com consumo de 6.824 MW, e no dia 19 de agosto, com 6.778 MW.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a alta se deve em função do retorno do consumo de eletricidade de grandes consumidores instalados na região, como indústrias.

Fonte: Witzler Energia / ONS.

Para Fitch, aprovação do GSF é positiva, mas não afeta ratings.

Conforme relatório recente da agência de classificação de risco Fitch Ratings, a aprovação no Senado Federal do Projeto de Lei que dá solução ao problema do GSF é positiva para o setor elétrico brasileiro. Mesmo que não haja impacto na qualidade de crédito das empresas classificadas pela Fitch, é interessante ressaltar que a medida oferece uma solução para a judicialização que assolou o setor elétrico, impactando a liquidação de curto prazo com uma inadimplência de mais de R$ 8 bilhões. A decisão vem ao encontro da necessidade de liquidez do setor elétrico, adicionando recursos significativos ao mercado. Ademais, melhora a visão dos investidores em relação à credibilidade do setor.

Fonte: CanalEnergia.

MVE negocia 428,7 MW médios das distribuidoras para 2021.

No último dia 25 de agosto, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) realizou rodada do Mecanismo de Venda de Excedentes (MVE), pelo qual as empresas de distribuição podem vender excedentes de energia para empresas de geração e comercialização que se habilitem para compra.

No total, foram transacionados 428,7 MW médios destas sobras, para o período de janeiro a dezembro de 2021, nos submercados Sudeste/Centro-Oeste e Sul.

Houve 30 ofertas de venda e 465 propostas de compra. Do total, 115 MW médios foram negociados no produto preço fixo submercado SE/CO. Outros 188,7 MW médios de energia especial foram vendidos no produto preço variável (PLD adicionado de um valor conhecido no mercado por spread) de R$ 2,10/MWh adicionado ao PLD, e, finalmente, 125 MW médios de energia convencional foram transacionados a PLD+0,10. Os produtos de preços variáveis foram comercializados no submercado Sul.

Fonte: CanalEnergia.

Balanço Energético do Sistema Interligado Nacional (SIN)

Na Figura 2, podemos verificar que a operação do sistema, na semana em curso, segue baseada nos aproveitamentos dos excedentes energéticos de Sul e, principalmente, Nordeste, e utilização dos mesmos no Sudeste e Norte. O balanço energético é superavitário no Sul e no Nordeste, sendo neste subsistema gerado, em maior parcela, pela fonte eólica

Balanço energético; Energia; boletim
Figura 1 – Balanço Energético e intercâmbio de energia (Fonte: ONS)
Balanço energético; médio
Figura 2 – Balanço Energético (Fonte: ONS)

Situação Hidrológica do Sistema Interligado Nacional

Níveis de Armazenamento

Em primeiro lugar, houve queda em todos os subsistemas nos níveis de armazenamento no decorrer da semana operativa atual. Em termos mensais, apenas o Sul mostra uma elevação de seu armazenamento, decorrente das fortes chuvas que acometeram a região na primeira quinzena do mês.

Níveis de Armazenamento, regiões sul nordeste, norte e Sudeste Cento
Figura 3 – Níveis de Armazenamento nos Reservatórios do SIN (Fonte: ONS)
reservatório SIN
Tabela 1 – Acompanhamento dos Reservatórios do SIN (Fonte: ONS)
Energia Natural Afluente (ENA)

Com uma condição mais seca ao longo da semana, temos sucessivas quedas nos valores de ENA de todos os subsistemas. De acordo com a Figura 4, pode-se verificar forte elevação nas ENAs de Sudeste e Sul até o início da semana atual. Contudo, nos últimos dias já seguimos em trajetória de queda.

ENA; energia natural afluente
Figura 4 – Trajetórias dos níveis de Energia Natural Afluente por subsistema do SIN. (Fonte: ONS)
Energia Natural Afluente mensais
Tabela 2 – Previsões de Energia Natural Afluente mensais para o PMO de setembro (Fonte: ONS)

De acordo com as premissas definidas no âmbito do Programam Mensal da Operação (PMO) de setembro, os cenários previstos de ENA para a primeira semana operativa do próximo mês indicam que todos os subsistemas devem ter valores abaixo da média histórica.

Com uma expectativa de termos ENAs no SE/CO abaixo dos 80%, tivemos uma elevação nos PLDs médios para a próxima semana nos submercados Sudeste, Sul e Norte. No entanto no Nordeste, como este segue como franco exportador de energia, temos um custo de operação mais módico e, consequentemente, um PLD mais baixo que o dos demais submercados.

Os PLDs para a próxima semana operativa são dados a seguir.

PLD, preço da energia
Figura 5 – PLDs para a primeira semana operativa de Setembro /2020 (Fonte: CCEE)
Carga de Energia

A princípio, notamos que o desvio mensal da carga em agosto, em relação à do mês anterior, se mostra positivo, denotando que as medidas de flexibilização do isolamento social já trazem uma elevação no consumo de energia, com retorno de várias atividades econômicas no país.

Carga de energia, brasil
Figura 6 – Acompanhamento da carga nos submercados do SIN. (Fonte: ONS)

Mercado e Preços

Conforme visto ao longo da semana, houve uma reversão na tendência de queda dos preços de energia para produtos com entrega em 2020. Tal situação se deveu às menores expectativas de precipitações, que indicam a atuação de um sistema de alta pressão até, pelo menos, os primeiros dias de setembro. Ademais, modelos meteorológicos têm mostrado que a condição seca pode permanecer ao longo da primeira quinzena do mês. Então, com isso, espera-se escoamento das ENAs em todos os subsistemas, o que tende a elevar o PLD ao longo de setembro.

energia convencional, preço
Figura 7 – Curva de Preços de para Energia Convencional. (Fonte: Exponencial Energia)

Em relação aos produtos de mais longo prazo, não se nota uma movimentação mais significativa.

energia incentivada, mercado livre de energia
Figura 8 – Curva de Preços para Energia de Fonte Incentivada com 50% de desconto na TUSD/TUST. (Fonte: Exponencial Energia)

Considerações

Na primeira semana operativa de setembro, nossa estimativa indica um PLD médio acima dos valores verificados na semana atual.

Com isso, o mercado já observa uma condição menos favorável para preços mais baixos ao longo dos próximos meses, muito em função das previsões meteorológicas, que indicam a possibilidade de um cenário mais seco ao longo de setembro.

Assim, já notamos que o mercado vem respondendo a tal expectativa, com elevação nos preços dos produtos com entrega em 2020.

Icone | Witzler Energia | Mercado Livre de Energia

Por Witzler | Energia

A Witzler | energia é uma plataforma de soluções energéticas. Temos como objetivo oferecer a solução completa, atuando em toda a cadeia energética, através da prestação de serviços de inteligência, comercialização, geração e soluções em energia.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Gostaria de entender mais a fundo?

Conte com nosso time de profissionais com anos de experiência no mercado de energia. Entre em contato conosco e vamos conversar mais sobre esse assunto

*Campos Obrigatórios