Energia renovável para a sustentabilidade das indústrias
A indústria é um segmento que mudou muito e em um curto período de tempo. Os processos manuais passaram rapidamente a ser executados por máquinas e por tecnologias cada vez mais sofisticadas.
À medida que a evolução aconteceu, a sustentabilidade foi se inserindo nesse setor, o qual, atualmente, não deixa esse tema em segundo plano, já que é essencial para o planeta e também para a indústria em si.
A sigla ESG (Environmental, Social and Governance), conhecida como o conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização, faz parte do dia a dia dessas empresas, e isso significa que a sustentabilidade deixou de ser apenas um diferencial para se tornar uma necessidade.
Continue a leitura a seguir e confira como a energia renovável contribui para a sustentabilidade das indústrias.
O que é energia renovável?
Também chamada de energia limpa ou alternativa, ela é proveniente de fontes ou recursos naturais, que são reabastecidos por meio da natureza e causam baixo impacto ambiental quando comparados a outras fontes.
Qual é a importância do uso de energias renováveis nas indústrias?
A maior parte das indústrias demonstram grande preocupação com o lastro de impactos ambientais provenientes de suas atividades e, com isso, buscam se alinhar com as melhores práticas nacionais e internacionais. Isso gera benefícios tanto para o planeta e a sociedade como um todo, quanto para o próprio negócio. Confira algumas das vantagens que as empresas podem usufruir ao contar com as energias renováveis:
- Estabilização dos custos de produção de energia;
- Valorização de marca;
- Otimização das atividades.
Como as energias renováveis são incentivadas?
Já que as energias renováveis podem reduzir cerca de ¾ as emissões de carbono na atmosfera, de acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável, a Organização das Nações Unidas instituiu algumas metas para a produção e o uso de energia através de seus objetivos de desenvolvimento sustentável.
Entre elas, destacam-se a modernização e a reabilitação das indústrias para que elas sejam sustentáveis, aumentando a eficiência de seus recursos tecnológicos e tendo processos mais limpos e ambientalmente corretos. No Brasil, essa demanda encontra as soluções da Witzler Energia, referência no ramo, que promove ações como:
- Certificados de Energia Renovável para empresas que possuem contratos de fornecimento de energia renovável no Mercado Livre de Energia, garantindo a origem da geração por meio de fontes renováveis, como as usinas eólicas e hidrelétricas;
- I-REC, são certificados de energia renovável, que comprovam que a eletricidade consumida pelas organizações é de origem renovável;
- Certificação da redução de emissão de carbono, que promovem projetos de energias renováveis, possibilitando que as empresas compensem em até 100% suas emissões.
Quais são as principais fontes de energias renováveis utilizadas pela indústria?
Entre as mais diversas possibilidades, destacam-se as seguintes:
Energia solar: é a energia proveniente do sol. Trata-se de uma alternativa sustentável que capta, por meio de painéis solares, a luz irradiada pelo sol, que é captada e transformada em corrente elétrica através de placas solares fotovoltaicas, para que se possa utilizar em todas as atividades residenciais, corporativas e rurais.
Energia eólica: é gerada pela força dos ventos. Não emite poluentes e também conta com uma fonte inesgotável para a sua geração.
Energia de biomassa: é proveniente da queima de qualquer matéria orgânica não fóssil, como os combustíveis sólidos (carvão vegetal, madeira e restos orgânicos vegetais e de animais).
Boletim anual da Energia Livre, da ABRACEEL
O Boletim Anual da Energia Livre, da ABRACEEL, divulgado no dia 28 de abril de 2022, referente ao ano de 2021, mostra que o consumo industrial que está no Mercado Livre de Energia corresponde a 87%.
Enquanto isso, o consumo do Mercado Livre de Energia representa 34% de toda energia consumida no país. Em termos de energia transacionada, o valor é ainda maior: cerca de 60% de toda energia negociada no país está no ACL.
Confira o consumo registrado por ramo de atividade em fevereiro de 2022, de acordo com informações da CCEE:
- Metalurgia e produtos de metal – 21%
- Alimentício – 12%
- Químicos – 11%
- Manufaturados diversos – 9%
- Madeira, papel e celulose – 7%
- Veículos – 4%
- Têxteis – 3%
Milhares de empresas já economizaram
Esse foi o resultado após as organizações migrarem para o Mercado Livre de Energia com a Witzler. Essa economia, além de oportunizar o investimento em outras benfeitorias para a sustentabilidade do negócio, ainda contribui para a preservação do planeta, visto que as fontes de energia são 100% renováveis e limpas.
Saiba o quanto a sua indústria pode economizar
Clique aqui e receba uma análise gratuita da economia que a sua empresa pode ter ao contar com o Grupo Witzler por meio da energia renovável.