ESG é a sigla usada para se referir às melhores práticas ambientais, sociais e de governança de um negócio – mas também pode ser um critério para investimentos. Entenda abaixo.
Afinal, o que é ESG?
Se você ainda não conhece essa sigla, ESG significa em inglês “Environmental, Social and Governance“. Em português traduzimos como “Ambiental, Social e Governança”, e é geralmente usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.
Além disso, ESG também pode ser usado para investimentos com critérios de sustentabilidade. Em vez de analisar apenas índices financeiros, por exemplo, investidores também observam fatores ambientais, sociais e de governança de uma companhia.
E o que significa cada letra dessa sigla?
A sigla ESG une três fatores que mostram quanto uma empresa está comprometida em ter uma operação mais sustentável em termos ambientais, sociais e de governança.
Cada letra tem um significado. Veja abaixo:
Ambiental (Environmental)
A letra E da sigla se refere às práticas de uma empresa em relação à conservação do meio-ambiente e sua atuação sobre temas como:
- Aquecimento global e emissão de carbono;
- Poluição do ar e da água;
- Biodiversidade;
- Desmatamento;
- Eficiência energética;
- Gestão de resíduos;
- Escassez de água.
Social
Já a letra S diz respeito à relação de uma empresa com as pessoas que fazem parte do seu universo. Por exemplo:
- Satisfação dos clientes;
- Proteção de dados e privacidade;
- Diversidade da equipe;
- Engajamento dos funcionários;
- Relacionamento com a comunidade;
- Respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.
Governança (Governance)
Por fim, a letra G se refere à administração de uma empresa. Por exemplo:
- Composição do Conselho;
- Estrutura do comitê de auditoria;
- Conduta corporativa;
- Remuneração dos executivos;
- Relação com entidades do governo e políticos;
- Existência de um canal de denúncias
O que a sigla ESG quer dizer sobre uma empresa?
Sabemos que os consumidores priorizam empresas que, para além do discurso, efetivam integralmente a sua responsabilidade socioambiental incorporando-as em suas políticas de governança, o que somado a evidente saturação de recursos no nosso planeta, amplia a importância de parceiros estratégicos e operacionais como o Grupo Witzler.
Sendo assim, migrar para o Mercado Livre de Energia com a Witzler, além de reduzir em média 30% da sua conta de energia, garante acesso exclusivo à energia a partir de fontes limpas e renováveis e abre caminho para certificações fundamentais que também compõem o escopo de soluções do Grupo Witzler, sendo elas:
Selo Energia 100% Renovável
A Witzler Energia em parceria com a SBC Certificadora, desenvolveu, com base no GHG Protocol, um protocolo para certificação do uso de energia renovável e de redução na emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.
Certificação Internacional I-REC
Sistema global de rastreamento de atributos ambientais de energia no qual consumidores de eletricidade podem comprovar a origem da energia renovável deixando a sua empresa compatível com vários padrões.
Como ampliar as políticas ESG da minha empresa?
O Grupo Witzler é a maior e mais completa plataforma de soluções energéticas. Diariamente, ajudamos milhares de empresas a maximizar seus resultados financeiros e operacionais, ampliando e fortalecendo as políticas ESG, principalmente no quesito ambiental.
Entre em contato conosco e se alinhe às melhores práticas ESG com a Witzler.