A Rede Tonin teve 30% de economia com a conta de energia. Em 2020, reduziu mais de 1.300 toneladas de CO2 na atmosfera.
Desde sua fundação, a proteção do meio ambiente é um dos compromissos da Rede Tonin. Em 2016, a empresa deu o primeiro passo em direção ao investimento em alternativas sustentáveis. Dessa forma, aderiu ao Mercado Livre de Energia, tornando-se um agente da CCEE. Isso reforça seu posicionamento e propósito, que é de “proporcionar o bem-estar às pessoas e a sociedade com sustentabilidade”.
“O Mercado Livre de Energia veio trazer o acesso para alcançarmos os melhores custos, baseados em competitividade, com uma energia que incentiva o aprimoramento da produção elétrica no mundo. A redução da emissão do CO2, o grande vilão do efeito estufa, acaba sendo o alvo com a diminuição e eliminação da queima de combustíveis fósseis. O primeiro impacto é a qualidade de ar, redução de custos na produção energética e a preocupação com o meio ambiente. Os nossos clientes podem ter a ciência de que o Tonin é uma empresa engajada com as propostas atuais de um mundo ambientalmente equilibrado e sustentável”, explica Marcos Cézar Cattani, Gerente de Operações e Despesas do Tonin.
Desde a adesão, a Rede alcançou uma economia de 30% nas despesas com energia elétrica, no comparativo com o mercado cativo. Isso reflete em toda a dinâmica da corporação, que consegue destinar esses recursos para o crescimento de outros setores. E também, para a ampliação de seus projetos voltados ao meio ambiente.
Grupo Witzler entrega Certificados de Energia Renovável à Rede Tonin
Selo de Energia Renovável conquistado pelo Tonin
Neste momento, a Rede já igualou o total de eletricidade consumida de fontes alternativas e convencionais. Hoje, 15 unidades do Tonin já estão migradas para o sistema e três em processo de migração.
Redução da emissão de CO2 da Rede Tonin
No último ano, o Tonin alcançou a redução de 1.346,1 toneladas de emissão de CO2, na atmosfera, o equivalente a 1.615 campos de futebol de árvores plantadas.
“Hoje dispomos de algumas fontes renováveis e sustentáveis. Entre elas vamos encontrar a fotovoltaica (solar), eólica, biomassa e PCHs (pequenas centrais hidrelétricas). Todas elas possuem a características de eliminação ou reversão de impacto ambiental para a produção da energia elétrica”, explica Cattani.
Os investimentos em meios criativos para eficiência energética não param no Tonin. O que permite que as unidades tenham cada vez mais a redução em seu consumo de energia, mantendo a mesma produção e ambiente para o atendimento aos clientes. Essa é mais uma forma do Tonin cuidar do nosso bem mais precioso, o futuro!
Fonte: Jornal do Sudoeste
Saiba mais sobre o Mercado Livre de Energia. Energia barata, limpa e segura é Witzler.