Cabos de Energia

Mercado Cativo e Livre de Energia

O Mercado de Energia do Brasil é dividido em dois ambientes de contratação, que são conhecidos como Mercado Cativo e Mercado Livre. Abaixo vamos explicar qual a diferença entre esses dois ambientes.

O Mercado Cativo de Energia é definido como o ambiente de contratação onde a comercialização da energia é feita de forma vinculada à distribuidora local. Não possuindo, desta forma, a opção pela compra de energia de outros fornecedores.

Mercado Livre de Energia, por sua vez, é o ambiente em que os consumidores podem escolher livremente seus fornecedores, ou seja, tem a liberdade de negociação para a compra da energia a ser consumida.

No Mercado Cativo, ou Ambiente de Contratação Regulado (ACR), também temos as bandeiras tarifárias, que influenciam no custo da energia e correspondem a uma tarifa referente às condições atuais de geração da energia para o consumo. Essas variam mensalmente durante o ano e são somadas à tarifa de energia (TE) da sua distribuidora.

O Mercado Livre, ou Ambiente de Contratação Livre (ACL), por sua vez, não é influenciado pelas bandeiras tarifárias vigentes, dessa forma, o consumidor livre fica isento a esses acréscimos, gerando assim uma economia ainda melhor em relação ao Mercado Cativo.

infográfico ambiente de Contratação Livre e Ambiente de Contração Regulada

Quero ser livre. O que fazer?

Witzler Energia gere todas as etapas da migração da sua empresa para o Mercado Livre de Energia com segurança e agilidade.
 
Preencha os seus dados de contato clicando no botão para que nossos especialistas entrem em contato com você. 

VAMOS CONVERSAR!

Preencha os campos abaixo que um de nossos especialistas entrarão em contato com você!