fbpx

Blog

Mercado Livre de Energia  abordado e explicado pelos maiores especialistas do setor. Esse espaço é dedicado a desmistificar o tema para te ajudar a tomar as melhores decisões.

Conhecimento é energia e move tudo! 

Capa Blog Mercado Cativo

Mercado Cativo e Mercado Livre de Energia: entenda as diferenças

Entenda as diferenças entre Mercado Cativo e o Mercado Livre de Energia. Ambientes opostos de contratação de energia que interferem diretamente nos resultados da sua empresa.

A modernização do setor elétrico avança a passos largos! Continue lendo a seguir.

O que é Mercado Cativo?

O Mercado Cativo é o ambiente de contratação onde a comercialização da energia é feita de forma vinculada à distribuidora local. Dessa maneira, não é possível a opção pela compra de energia de outros fornecedores.

Sendo assim, as tarifas referentes ao consumo de energia no mercado cativo variam entre as distribuidoras e são reguladas pela ANEEL. Ou sejam, não são negociáveis. O Mercado Livre de Energia, por sua vez, é o ambiente em que os consumidores escolhem livremente seu fornecedor de energia elétrica.

Saiba mais sobre o Mercado Livre de Energia aqui acessando o guia completo com tudo que você precisa saber.

Bandeiras tarifárias no Mercado Cativo

No Mercado Cativo, também chamado de Mercado Regulado (ACR), existem as bandeiras tarifárias.

Por sua vez, elas influenciam o custo da energia e correspondem a uma tarifa referente às condições atuais de geração da energia para o consumo. Assim, variam mensalmente durante o ano e são somadas à tarifa de energia (TE) da sua distribuidora local.

Existem 4 bandeiras tarifárias:

  • Verde;
  • Amarela;
  • Vermelha Patamar 1;
  • Vermelha Patamar 2.

Cada bandeira corresponde a um valor adicional diferente. Nesse caso, a bandeira verde é a única com acréscimo nulo.

Contudo, no Mercado Livre de Energia, ou Ambiente de Contratação Livre (ACL), não há ocorrências das bandeiras tarifárias. Dessa forma, o consumidor está isento aos acréscimos das bandeiras, o que resulta em uma economia ainda mais significativa em relação ao Mercado Cativo.

Confira na tabela abaixo as diferenças entre o Mercado Cativo e o Mercado Livre de Energia.

tabela Mercado Cativo e livre
Fonte: Equipes de Inteligência e Comunicação do Grupo Witzler

Como exemplificado acima, a diferença entre os dois ambientes de contratação de energia é significativa! 

Empresas que migram ao Mercado Livre de Energia utilizam a economia real de até 40% gerada para investir, contratar e expandir o negócio. Além do mais, ampliam práticas de sustentabilidade ambiental ao acessar energia 100% limpa e renovável certificada. O que melhora o posicionamento de marca alinhado às melhores práticas ESG.

Benefícios do Mercado Livre de Energia

O consumidor empresarial que está no Mercado Livre de Energia acessa energia gerada a partir de fontes renováveis, tais como: solar, eólica, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas (PCH’s), entre outras.

Dessa forma, além de economizar todo mês na conta de luz você auxilia a preservação do meio ambiente. Já que o consumo de energia limpa conta com subsídios governamentais (aplicados na TUSD – Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição) para uma geração cada vez mais sustentável.

Assim, fazer a portabilidade da conta de luz da sua empresa para o Mercado Livre de Energia garante melhores condições para empresas competitivas que visam a redução de seus gastos com energia elétrica. Logo, gerando economia, rentabilidade e sustentabilidade através do uso de energia 100% limpa e renovável.

Traga sua empresa agora mesmo para o Mercado Livre de Energia com a Witzler. Entre em contato conosco!

Energia barata, limpa e segura é Witzler.

Posts Recentes

Categorias

Redes Sociais