Metas de sustentabilidade e de economia fazem parte do dia a dia de todas as empresas. Ambas possuem uma relação muito próxima e que desencadeiam, quando bem geridas, uma série de benefícios ao negócio e muitas vezes, a sua manutenção. Um bom exemplo de solução que une esses dois vetores em prol da sua competitividade é o Mercado Livre de Energia.
No Ambiente de Contratação Livre – ACL ou como normalmente chamamos, Mercado Livre de Energia, as empresas podem negociar diretamente com a sua gestora de energia os preços, fatores de indexação, demandas contratadas considerando sua sazonalidade e etc.
Ela garante a customização e a garante efetiva na redução em um dos principais custos de toda empresa, a conta de energia elétrica e ainda permite que a organização tenha acesso à energia a partir de fontes limpas e 100% renováveis.
Quer saber mais sobre o Mercado Livre de Energia e como a sua empresa pode se beneficiar desse ambiente? Então, continue a leitura e saiba mais!
O que é o Mercado Livre de Energia?
É um ambiente de contratação de energia elétrica que proporciona às empresas a livre negociação de energia. Ou seja, é possível entrar em um acordo sobre questões comerciais como preço, indexador, quantidade contratada, período de suprimento, condições de pagamento, entre outras, o que acaba gerando diversas vantagens às organizações em relação ao ambiente tradicional regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
A modalidade de contratação no Mercado Livre de Energia foi instituída no Brasil por meio do decreto nº 5.163, de 30 de julho de 2004, e tem auxiliado o país a bater recordes de migração anualmente, afinal congrega energia mais barata e segura, além da vantagem ambiental em uma única solução.
Diferente do Mercado Cativo, no qual a empresa não tem opções e é obrigada a adquirir energia da distribuidora local, ficando exposta a um conjunto extenso de reajustes periódicos e às temidas bandeiras tarifárias.
Quem pode participar do Mercado Livre de Energia?
Empresas que demandam um mínimo de 500 kW ao mês, volume equivalente a uma conta mensal de aproximadamente R$ 40 mil que não precisa estar em apenas uma unidade, afinal no ACL, a empresa que não atinge essa demanda mínima imediatamente tem a opção de operar em comunhão com outras unidades consumidoras para atingir o nível mínimo estabelecido atualmente.
Essa regra se aplica em duas situações: mesmo CNPJ ou empresas contíguas, ou seja, que estejam geograficamente concentradas e façam limite umas com as outras.
Principais vantagens do Mercado Livre de Energia
Diversos benefícios estão associados a este ambiente, entre os principais estão:
– Liberdade de escolha
O consumidor pode escolher a geradora que melhor atende às suas necessidades e optar entre os diversos tipos de contratações, para suprir as suas demandas.
– Redução de custos
A redução na conta de energia é expressiva desde os primeiros meses. Em média, as empresas têm 30% de economia nesse insumo, deixando o mercado cativo e migrando para o Mercado Livre de Energia.
– Previsibilidade de custos
Como o seu contrato prevê o preço da energia e os fatores de ajuste negociados entre você e a empresa gestora de energia, é possível saber quanto vai pagar mensalmente ao longo de toda vigência contratual.
– Fim das bandeiras tarifárias
Os consumidores livres não são impactados com as variações das bandeiras tarifárias cobradas pelas distribuidoras do mercado cativo.
– Sustentabilidade
Permite acesso a compra de energia a partir de fontes limpas e renováveis sem necessidade de investimentos e custos adicionais para isso.
Além disso, abre frente para a possibilidade de comprovação da efetividade do impacto ambiental positivo gerado pela sua empresa a partir de selos verdes.
Conte com quem entende do assunto
A Witzler Energia é a empresa que mais migra consumidores para o Mercado Livre de Energia. Com mais de 1.500 unidades geridas em todo país, o Grupo auxilia as empresas a atingirem uma economia na marca dos R$ 574,6 milhões e a evitarem que 306.220,45 toneladas de CO2 sejam enviadas para o meio ambiente.
Milhares de empresas já economizaram ao migrar para o Mercado Livre de Energia. Essa economia, além de oportunizar o investimento em outras benfeitorias para a sustentabilidade do negócio, ainda contribui para a preservação do planeta, visto que as fontes de energia são 100% renováveis e limpas.
Você pode fazer uma simulação através do site. Além disso, aproveite para entrar em contato com a Witzler e saber mais sobre o assunto.