fbpx

Blog

Mercado Livre de Energia  abordado e explicado pelos maiores especialistas do setor. Esse espaço é dedicado a desmistificar o tema para te ajudar a tomar as melhores decisões.

Conhecimento é energia e move tudo! 

Capa Mercado Livre de Energia ou Energia Solar

Mercado Livre de Energia ou Energia Solar? Qual escolher?

Mercado Livre de Energia ou Energia Solar? Qual escolher?

Nesse artigo, entenda um pouco mais sobre as diferenças entre o Mercado Livre de Energia e a energia solar para que tome a melhor decisão para a sua empresa.

A energia elétrica é um dos maiores custos dos empreendedores. Com isso, cada vez mais empresas de todos os portes buscam estratégias que reduzam o valor da fatura de energia e minimizem seu impacto.

Assim, tendo em vista a consolidação do Mercado Livre de Energia no Brasil e o aumento da representatividade da energia solar, muitos empreendedores possuem dúvidas sobre as diferenças entre essas duas soluções e como elas de fato ajudam os seus negócios.

Leia mais abaixo!

Mercado Livre de Energia no Brasil

O Mercado Livre de Energia é o ambiente de contratação em que a empresa escolhe livremente seu fornecedor de energia elétrica. É diferente do mercado regulado, onde o atendimento é feito exclusivamente através da concessionária de energia que atende a sua região.

Nesse caso, a principal vantagem para as empresas é a redução de custos com energia que alcançam até 40% todo mês em comparação com o mercado cativo. E o melhor, tudo isso a zero investimento!

Além disso, o Mercado Livre de Energia permite o acesso a fontes 100% limpas e renováveis, chamadas fontes incentivadas. Fontes incentivadas são aquelas provenientes de fontes de energia renovável, como Hidrelétricas, Biomassa, Eólicas, Solares, entre outras.

Esse tipo de energia recebe este nome pois possui desconto entre 50% e 100% nas tarifas de uso dos sistemas de distribuição e transmissão (TUSD e TUST), como forma de promover o desenvolvimento de fontes limpas no Brasil.

Ainda que o consumo de energia no ambiente cativo seja historicamente superior ao consumo no Mercado Livre de Energia, o modelo tradicional regulado perde participação diariamente ao longo dos últimos anos. Isso se dá principalmente devido a abertura do Mercado Livre de Energia em janeiro de 2024, pautada pela Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia.

Assim, a abertura permite que mais de 100 mil consumidores empresariais conectados em Alta e Média Tensão acessem as inúmeras vantagens que apenas o Mercado Livre de Energia oferece aos negócios. Além disso, segundo a Abraceel, a abertura conta com potencial de gerar economia de até 25 bilhões de reais por ano, totalizando 210 bilhões até 2035.

Saiba mais sobre a abertura de mercado.

Pontos importantes sobre o Mercado Livre de Energia

Quando comparado com o uso de energia solar, o Mercado Livre de Energia possui alguns pontos chave que vale ressaltar:

  • Economia de até 40% na conta de luz: a livre negociação de energia elétrica proporciona aos consumidores reduções no custo de energia que alcançam até 40%;
  • Energia 100% limpa e renovável: o consumidor consciente opta pela compra de energia de fontes 100% limpas e renováveis;
  • Sem bandeiras tarifárias: as bandeiras tarifárias, tão temidas no mercado cativo, não são aplicáveis a consumidores que fazem parte do Mercado Livre de Energia;
  • Previsibilidade de custos: as negociações de compra e venda de energia proporcionam um planejamento de custos de longo prazo eficaz;
  • Sem horário ponta: consumidores compram energia aderindo à contratos com preço fixo, independentemente do horário de utilização. A tarifa de energia passa a ser fixa tanto no horário de ponta quanto fora dele.
  • Zero investimento: gerencie e planeje contratos de compra de energia como qualquer outro insumo inerente aos negócios. E o melhor, a zero investimento!

Além do mais, o Mercado Livre de Energia estimula a inovação e o desenvolvimento tecnológico. Tendo em vista que as empresas competem e oferecem constantemente as melhores soluções.

Quer saber mais sobre o Mercado Livre de Energia? Elaboramos o guia completo com tudo o que você precisa saber e o resultado você confere aqui.

Energia Fotovoltaica no país

Atualmente, o Brasil é conhecido por possuir uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. Assim, a geração de energia solar é altamente competitiva e demonstra constantemente seu potencial complementar às fontes hidráulicas, trazendo confiança e economia aos consumidores.

Logo, seu crescimento se dá devido ao grande potencial de geração solar no país, que é privilegiado em relação à incidência de raios solares. Além do mais, há incentivos concedidos tanto para reduzir o valor da energia gerada como para facilitar o pagamento relacionado ao investimento necessário para a instalação do sistema.

Pontos importantes sobre Energia Solar

Abaixo, selecionamos alguns pontos consideráveis sobre a energia fotovoltaica:

  • Custo Inicial Elevado: Um dos principais desafios da energia fotovoltaica é o alto custo inicial. A instalação de painéis solares envolve um investimento significativo em equipamentos e instalação;
  • Dependência das Condições Climáticas: A eficiência dos painéis solares é fortemente dependente das condições climáticas. Em áreas com menos dias de sol ou durante períodos nublados ou chuvosos, a geração de energia é significativamente reduzida.
  • Espaço Necessário para Instalação: Painéis solares requerem uma quantidade considerável de espaço para instalação, o que pode ser um problema em áreas urbanas ou para propriedades com espaço limitado.
  • Armazenamento de Energia: A energia solar é intermitente, o que significa que ela só é gerada durante o dia. Dessa forma, para que o consumidor usufrua da geração pelo dia todo, é necessário um sistema de armazenamento de energia, como baterias. Porém, isso significa custos adicionais e complexidade.
  • Impacto Ambiental na Produção: Embora a energia solar seja limpa durante a sua utilização, a produção de painéis solares envolve processos industriais que podem ter impactos ambientais, incluindo a emissão de gases de efeito estufa e o uso de materiais tóxicos.
  • Vida Útil e Reciclagem: Os painéis solares têm uma vida útil limitada, geralmente em torno de 25 a 30 anos. Após esse período, eles precisam ser substituídos, e a reciclagem de painéis solares ainda é um processo em desenvolvimento, o que gera resíduos.
  • Redução na Eficiência ao Longo do Tempo: A eficiência dos painéis solares diminui gradualmente ao longo do tempo. Embora seja um processo lento, isso afeta a quantidade de energia gerada ao longo da vida útil dos painéis.

Considerar esses aspectos é crucial para que você decida e tome a melhor decisão ao considerar a instalação de energia solar no seu negócio.

Grupo Witzler: seu parceiro ideal

Em discussões sobre o uso da energia fotovoltaica e o Mercado Livre de Energia, é comum nos depararmos com a premissa equivocada de que ambos são concorrentes e não devem ser utilizados em conjunto.

Na verdade, conforme o perfil de consumo, a junção da energia solar com o Mercado Livre de Energia permite maximizar a economia obtida ao optar por apenas uma das soluções.

Confira a tabela abaixo:

Tabela Comparação Mercado Livre de Energia e Solar

Contudo, quando ambos são utilizados sem planejamento, a combinação é capaz de representar investimentos inférteis que elevam drasticamente o payback. Dessa forma, em caso de dúvidas, a melhor opção é receber uma consultoria especializada em energia a fim de analisar quais as melhores opções para a sua empresa.

A Witzler é a maior e mais completa plataforma de soluções energéticas do Brasil. Atuamos em toda a cadeia de energia com a prestação de serviços de consultoria, inteligência e comercialização de energia.

Através de um time robusto, composto pelos maiores especialistas em energia elétrica do setor, estamos à disposição para realizar estudos minuciosos com o objetivo de garantir as opções ideias para o seu negócio.

Quer saber mais? Entre em contato conosco e receba um atendimento totalmente gratuito e personalizado, como você merece.

Posts Recentes

Categorias

Redes Sociais