fbpx

Blog

Mercado Livre de Energia  abordado e explicado pelos maiores especialistas do setor. Esse espaço é dedicado a desmistificar o tema para te ajudar a tomar as melhores decisões.

Conhecimento é energia e move tudo! 

Capa Tributos e Encargos na Conta de Luz

O peso dos Tributos e Encargos na Conta de Luz

O peso dos tributos e encargos na conta de luz é um dos gastos mais significativos para os brasileiros. Sobretudo, quando pensamos na economia das empresas e no repasse desses custos para seus produtos e serviços. 

No entanto, grande parte do valor pago não está diretamente relacionada ao consumo de energia elétrica, mas sim aos tributos e encargos setoriais. Continue lendo a seguir.

Recentemente, a Frente Nacional dos Consumidores mostra que quase 40% do valor da conta de luz paga pelos brasileiros é destinado a tributos, encargos e perdas. Isso significa que, de cada R$100 pagos, aproximadamente R$40 são destinados a esses custos. 

Tributos e Encargos na Conta de Luz - Foto Portal Terra
Composição da tarifa em 2023 – Fonte: Terra / Frente Nacional dos Consumidores de Energia

Implicações dos Tributos e Encargos na Conta de Luz

O peso dos tributos e encargos na conta de luz tem várias implicações. Assim, a primeira diz respeito ao aumento do preço da energia para os consumidores. Consequentemente, a competitividade da indústria brasileira é afetada, já que a energia elétrica é um componente fundamental frente ao custo de produção. 

Além disso, percebe-se que esse peso é carregado ao longo de toda a cadeia produtiva, pois é pago tanto pelos fornecedores de matéria prima e produtos, quanto por aqueles que fornecem os produtos aos consumidores. Logo, custo sobre custo, tributo sobre tributo, encargo sobre encargo.

Como reduzir os custos com tributos e encargos?

Para as empresas, além das diversas maneiras de economizar energia por meio do uso consciente (como investimentos em aparelhos e maquinários eficientes), há uma solução extremamente eficaz para a redução de custos: o Mercado Livre de Energia. 

Conheça o Mercado Livre de Energia

Nesse mercado, os consumidores têm a liberdade de escolher seu fornecedor de energia e negociar diretamente as condições de fornecimento, como preço, volume e prazo. É diferente do mercado cativo, em que o consumidor é obrigado a adquirir energia da distribuidora.

Com a publicação da Portaria nº 50/2022 do Ministério de Minas e Energia, todos consumidores do Grupo A, atendidos em média e alta tensão, estão elegíveis a aderir ao Mercado Livre de Energia a partir de janeiro de 2024. 

Saiba se a sua empresa é elegível entrando em contato conosco.

Quais são as vantagens?

  • Economia de até 40% na conta de luz;
  • Energia 100% limpa e renovável;
  • Sem bandeiras tarifárias;
  • Previsibilidade de custos;
  • Sem horário ponta;
  • Zero investimento.

Saiba mais sobre o Mercado Livre de Energia acessando o guia completo com tudo o que você precisa saber.

Grupo Witzler: Sua Parceira ideal no Mercado Livre de Energia

O Grupo Witzler consolida-se como a maior e mais completa plataforma de soluções energéticas do Brasil, líder em inovação e reconhecida pelo seu atendimento de excelência que coloca o cliente no centro de todos os processos, ações e decisões no Mercado Livre de Energia. 

Fale conosco agora mesmo e solicite uma análise de viabilidade 100% gratuita para sua empresa, feita pelos maiores especialistas em energia do país.

Posts Recentes

Categorias

Redes Sociais

Processo de migração é regulamentado pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica
CNPJ: 11.936.539/0001-73 | Rua Antônio Alves, 35-48 - Jardim Aeroporto, Bauru -SP, 17012-431 | (14) 3104-8200 | © 2024 Grupo Witzler