O que é Mercado Livre de Energia?


Mercado livre (ou ACL – ambiente de contratação livre) é um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica em que os consumidores podem escolher seu fornecedor e negociar livremente todas as condições comerciais, como preço, indexador, quantidade contratada, período de suprimento, formas de pagamento, entre outras condições.
É diferente do mercado cativo (ACR – ambiente de contratação regulado), em que o consumidor é obrigado a adquirir sua energia através da distribuidora que lhe atende, ficando exposto às variações anuais das tarifas no mercado regulado e às variações mensais das bandeiras tarifárias.

O mercado livre de energia oferece diversas vantagens aos seus consumidores, como redução de custos, previsibilidade orçamentária, sustentabilidade e muito mais!

Conheça algumas delas a seguir:

Redução de Custo - Mercado Livre de Energia
Redução de Custos

A livre negociação de energia elétrica no mercado livre de energia proporciona reduções no custo de energia de até 40% em relação ao mercado regulado.

Ícone Negociação
Poder de Escolha

Os consumidores têm o poder de gerir e planejar os seus contratos de compra de energia como qualquer outro insumo inerente ao seu negócio.

Ícone Sustentabilidade
Sustentabilidade

O consumidor pode optar pela compra de energia das fontes limpas e renováveis sem a necessidade de investimento ou custos adicionais.

ícone Fatura
Fim das Bandeira Tarifárias

Os consumidores não são sujeitos às variações tarifárias do mercado tradicional regulado pela Aneel. Sendo assim, as bandeiras tarifárias cobradas pelas distribuidoras não são aplicáveis aos consumidores livres.

Ícone Previsibilidade
Previsibilidade de Custos

As negociações de compra e venda de energia no mercado livre de energia proporcionam um planejamento de custos de longo prazo. Como a energia é livremente negociada com preço fixo, os consumidores livres não estão mais sujeitos a reajustes na energia determinados pela Aneel.

Ícone Gestão
Preço Fixo de Energia

No mercado livre, os consumidores compram energia através de contratos com preço fixo, não havendo distinção entre horários de ponta (ou “de pico”) e fora de ponta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostaria de entender mais a fundo?

Conte com nosso time de profissionais com anos de experiência no mercado de energia. Entre em contato conosco e vamos conversar mais sobre esse assunto