Penalidades na Conta de Luz: Saiba como evitá-las.
No Mercado Cativo, as empresas pagam cada vez mais caro pela energia consumida. Além disso, também sofrem penalidades na conta de energia elétrica sem perceber.
Assim, para evitar que a sua empresa receba essas penalidades, veja neste artigo quais são, como identificar e evitar essas multas que deixam o que já é caro, ainda mais caro, sufocando margens e ameaçando a sustentabilidade financeira das organizações.
Existem dois tipos de penalidades: a ultrapassagem de demanda e o excedente de energia reativa.
A multa por ultrapassagem de demanda acontece quando a sua empresa demanda mais energia do que o contratado, já a multa por excedente de energia reativa se refere ao excesso da energia reativa que, quando não controlada, pode ser prejudicial ao sistema elétrico.
Como funciona a multa por ultrapassagem de demanda contratada
A multa por Ultrapassagem de Demanda Contratada é a penalidade dada pelas concessionárias às empresas que utilizam mais energia do que o contratado, indicando a ultrapassagem do uso energia elétrica.
Portanto, caso haja uma medida de demanda utilizada maior do que o contratado, a concessionária cobrará uma multa pelo excesso, em que a tarifa aplicada será 2x a demanda ultrapassada.
Como funciona a multa por excedente de energia reativa
A multa por Excedente de Energia Reativa é a penalidade dada pelas concessionárias às empresas que possuem um fator de potência abaixo do mínimo especificado, que indica o desperdício de energia elétrica.
Sendo assim, caso o fator de potência esteja abaixo do mínimo, a concessionária aplicará uma multa sobre o valor da conta de energia.
Para te ajudar na visualização dessas multas, trouxemos abaixo a imagem de uma conta de luz e, sim, ela é real!
Confira:
Como evitar as penalidades na conta de energia elétrica
Para sair do risco de ser penalizado, a sua empresa precisa deixar de contratar energia de concessionárias no Mercado Cativo e se tornar livre para negociar seus próprios contratos de energia no Mercado Livre de Energia, garantindo economia de até 40% por mês, previsibilidade de custos, melhores pontuações de sustentabilidade e reconhecimento da marca frente a competitividade do mercado.
Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, atualmente, o segmento no Brasil representa 34,5% de toda a energia elétrica consumida, crescimento exponencial que encerrou 2021 com 5.563 novas Unidades Consumidoras migradas para o Ambiente de Contratação Livre – ACL*.
Nos Estados Unidos, por exemplo, 65% dos consumidores são livres, enquanto em alguns países da Europa o Mercado Cativo nem existe mais. Ou seja, todos os consumidores empresariais e residenciais do exterior negociam energia elétrica livremente e, no Brasil, segundo o Projeto de Lei 414/2021, as regras para permitir que todos os consumidores, inclusive residenciais, possam exercer o direito de escolher o próprio fornecedor de eletricidade já está em pauta com potencial de gerar, até 2035, R$ 210 bilhões de redução nos gastos com energia elétrica, 642 mil empregos e, um desconto médio de 27% na compra de energia**.
Portanto, você melhora os resultados da sua empresa fazendo parte do Mercado Livre de Energia com a Witzler, a empresa que mais migrou Unidades Consumidoras para o ACL***.
Entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas sobre a portabilidade da conta de luz.
Venha para o Mercado Livre de Energia. O presente é livre!
(*) Fonte: CCEE, janeiro de 2022.
(**) Fonte: Abraceel, março de 2022.
(***) Fonte: CCEE, primeiro trimestre de 2022. Empresa que mais migrou unidades para o ACL.
Pingback: Gestão ativa de energia elétrica – Grupo Witzler Energia