fbpx

Blog

Mercado Livre de Energia  abordado e explicado pelos maiores especialistas do setor. Esse espaço é dedicado a desmistificar o tema para te ajudar a tomar as melhores decisões.

Conhecimento é energia e move tudo! 

2023-11-17_Capa-Blog

Publicação do Fator de Alavancagem – Comercializadoras do Grupo Witzler

Neste mês de novembro, a CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) deu início a um novo processo, o chamado Monitoramento Prudencial, instituído pela Resolução Normativa ANEEL nº 1.072/2023.

Através dele, a CCEE tem por objetivo ampliar a segurança comercial e financeira das operações do mercado de energia, através da avaliação dos níveis de alavancagem de seus agentes.

Justamente por esta razão que a Câmara considera o Fator de Alavancagem (FA) como o elemento central do Monitoramento Prudencial. Através dele, será possível avaliar a exposição de risco de cada agente frente ao seu patrimônio líquido ajustado. Dessa forma, ter-se-á uma visão dos níveis de exposição de comercializadores, geradores e consumidores, tanto livres como especiais. Os distribuidores estão isentos de participação.

Afinal, para que serve o Monitoramento Prudencial?

O principal objetivo deste monitoramento é dar maior transparência para a exposição das empresas que compram e vendem energia no Brasil, ampliando a capacidade de se antever e mitigar os impactos de eventuais inadimplências. No novo processo, os agentes da CCEE deverão calcular, via plataforma disponibilizada pela organização, um fator de alavancagem, medida utilizada para avaliar a capacidade financeira das empresas para arcar com os riscos assumidos por estas.

Quando começa?

Haverá uma primeira etapa, chamada de Período Sombra, o qual teve início no mês de novembro de 2023. A partir do dia 16/11, os agentes de comercialização e geração deverão enviar semanalmente informações acerca de seu portfólio de contratos e suas cinco principais contrapartes. Para os consumidores, tal obrigação será mensal.

Como funciona?

Para este cálculo será necessário informar periodicamente – a depender do perfil do agente – dados de consumo, contratos, contrapartes e Patrimônio Líquido Ajustado, à CCEE, autarquia responsável pelo controle e auditoria das informações. 

O FA, sendo positivo, quanto mais próximo de zero, melhor, indicando que a empresa é financeiramente robusta para operar no mercado.

Os fatores calculados para as empresas do Grupo Witzler atestam nossa operação prudente, com foco na gestão de riscos, garantindo a perenidade de nossos negócios, e a certeza de segurança para nossos clientes.

Grupo Witzler: o cliente no centro de todos os processos

Como plataforma de soluções energéticas, o Grupo Witzler ficará responsável por todas as tratativas necessárias, visando facilitar esse processo para nossos clientes, evitando qualquer tipo de problema.

Todas as informações e dados ficarão disponíveis para a CCEE, porém, serão criptografadas para que sejam totalmente sigilosas.

Confira nossos fatores de alavancagem calculados e atualizados

Posts Recentes

Categorias

Redes Sociais