Qualidade está além de garantir produtos e serviços alinhados aos padrões do mercado de energia. Qualidade é reflexo do desenvolvimento de processos robustos, que proporcionam eficiência e geram valor agregado para nossos clientes, colaboradores e parceiros todos os dias.
Aplicamos a Qualidade de maneira integrada à inovação, segurança e, sobretudo, ao cumprimento de nossos objetivos estratégicos.
Por isso, convidamos o Mestre em Engenharia e Coordenador de Qualidade da Witzler, Caio Nogueira, para explicar um pouco do escopo da Qualidade como departamento e como aplicamos aqui na Witzler, uma empresa Ultragaz.
Então, continue lendo!
Qualidade no âmbito empresarial: como funciona?
No mundo dos negócios, Qualidade é parte de um conjunto de práticas que maximizam o desempenho organizacional. A Qualidade exige uma abordagem proativa, já que envolve processos bem estruturados e monitoramento constante das atividades, gerando um ciclo de melhoria contínua.
Assim, o departamento de Qualidade assegura que produtos e serviços estejam em conformidade com vários padrões de excelência, atendendo às necessidades de consumidores e fornecedores.
Ou seja, essa área é protagonista no:
- Desenvolvimento de processos bem desenhados.
- Identificação e mitigação de riscos.
- Criação e aperfeiçoamento de uma cultura organizacional focada em melhoria.
Vamos comentar um pouco mais sobre essas funções no tópico abaixo. Leia a seguir!
Setor de Qualidade na Witzler
Nosso setor de Qualidade é responsável pela criação e manutenção de processos que sustentam os objetivos estratégicos da companhia. Isso envolve uma sequência de atividades, como:
- Definição e Padronização dos Procedimentos: Estabelecemos metodologias claras que direcionam cada área para alcançar metas individuais, garantindo consistência na produção e prestação de serviços, o que dá mais clareza a cada etapa necessária para atingir o padrão desejado de Qualidade.
- Mapeamento de Riscos e Oportunidades: Asseguramos uma gestão proativa ao identificar riscos potenciais e oportunidades de aprimoramento, minimizando impactos negativos associados aos métodos e garantindo conformidade com regulamentos e normas externas.
- Documentação de Processos: Detalhamos todas as etapas, incluindo entradas, saídas, sequências e interações, para assegurar uma execução sólida e uniforme.
- Competências dos Colaboradores: Especificamos as habilidades necessárias para que cada membro da equipe esteja capacitado e desempenhe suas funções com excelência.
- Capacitação de Colaboradores: Treinamos e capacitamos nosso time sobre o setor, soluções, diferenciais da empresa e padrões de Qualidade, além de instruí-los sobre as melhores práticas que promovem uma cultura de responsabilidade.
- Avaliação: Realizamos auditorias, análises de desempenho e inspeções para monitorar o cumprimento de normas.
- Melhoria Contínua: Adotamos práticas que potencializam a performance e garantem adequação, no timing ideal, às mudanças do mercado.
Compliance e Ética
Entendemos o compromisso de ter uma conduta ética e responsável. Por isso, a área de Qualidade na Witzler também lidera a vertical de Compliance, certificando-se de que todos os colaboradores compreendam e sigam o Código de Ética e as responsabilidades que as políticas de conduta exigem.
Além disso, implementamos um sistema de ações antissuborno em prol de fortalecer nossa integridade corporativa. Assim, estabelecemos práticas transparentes em toda a nossa esfera de atuação e prevenimos que qualquer forma de corrupção aconteça na companhia.
Certificações de Qualidade e Práticas Implementadas
Manter um alto padrão de Qualidade nos permite fortalecer a estrutura organizacional e assegurar uma posição de destaque no setor. Afinal, a Witzler é pioneira em certificações internacionalmente reconhecidas, como:
- ISO 9001: Define padrões de gestão da qualidade que permitem processos consistentes e de alta performance. Com essa certificação, indicamos diretrizes que otimizam a eficiência, sempre alinhadas a satisfação do cliente.
- ISO 37001: Certifica que adotamos políticas e medidas que minimizam riscos de corrupção, fortalecendo um ambiente empresarial ético, transparente e mais importante: que previne e combate o suborno.
- Política 5S: Nossa filosofia de organização física é baseada nos princípios do 5S – Seiri (Utilização), Seiton (Organização), Seiso (Limpeza), Seiketsu (Padronização) e Shitsuke (Disciplina). Aplicamos o 5S para manter estações de trabalho e áreas comuns organizadas, maximizando a produtividade da equipe.
Witzler: a sua empresa ideal, com Qualidade
As práticas da Witzler são pensadas em atender às expectativas dos clientes, parceiros e grade de fornecedores. Dessa forma, cada colaborador faz parte de um acordo diário que sustenta uma cultura ética, organizada e mais eficiente.
Implementar e desenvolver a área de Qualidade solidifica nossa posição no mercado como uma companhia confiável, segura e focada em resultados, que agrega valor para milhares de clientes em todo o Brasil.
Usamos a nossa energia para mudar a vida das pessoas. E, isso, só a maior e mais completa plataforma de soluções energéticas do país é capaz de oferecer.
“A Witzler é reconhecida no nosso setor pelo alto nível de qualificação dos seus profissionais. Liderar essa área que cuida de pessoas e dos processos aqui dentro é um prazer e um grande desafio ao mesmo tempo. Esse é um propósito que nos move em busca dessa melhoria contínua para os nossos clientes” finaliza Caio Nogueira, Coordenador de Qualidade e Treinamento da Witzler.
Conheça mais a Witzler acessando nosso site ou leia a Política de Compliance e Anticorrupção.