Quem pode participar do Mercado Livre de Energia? O Grupo Witzler está aqui para desmistificar esse assunto agora.
De acordo com a regulação vigente, definidas pela Portaria MME 465/2019, consumidores livres são empresas que têm ao mínimo 500 kW de demanda contratada.
Porém, a publicação da Portaria MME 50/2022, que trata sobre a abertura do Mercado Livre de Energia para todo o Grupo A (Alta Tensão), modifica completamente esse cenário. Saiba mais sobre a abertura de mercado acessando este artigo.
A partir de 1º de janeiro de 2024, todos os consumidores em alta tensão terão acesso a portabilidade da conta de luz e aos inúmeros benefícios do Mercado Livre de Energia.
Contudo, consumidores com cargas de até 500kW precisarão ser representados e atendidos por um comercializador varejista. Tal como a Exponencial Energia, empresa do Grupo Witzler.
O time de comunicação do Grupo Witzler elaborou o guia completo sobre o Mercado Livre de Energia, a solução definitiva que alia economia e sustentabilidade aos negócios, e o resultado você confere aqui.
De quem é possível comprar energia no Mercado Livre de Energia?
A energia é adquirida de agentes comercializadores, importadores, autoprodutores, geradores e inclusive por cessão de excedentes de outros consumidores, desde que cadastrados como agentes da CCEE.
Além disso, com a abertura de mercado para todo o Grupo A, é possível comprar energia sem restrição em relação às fontes de geração. Diante disso, escolha as mais econômicas!
Quais são os requisitos para migração ao Mercado Livre de Energia?
A partir de janeiro de 2024, todos os consumidores conectados em alta tensão terão viabilidade física garantida. Porém, é necessário que atualizem seu sistema de medição, a depender da concessionária que lhe atende.
Contratos e entrega de energia no Mercado Livre de Energia
O fornecimento de energia é formalizado por meio de um contrato bilateral, firmado entre a comercializadora de energia e o consumidor chamado de CCEAL (Contrato de Compra de Energia do Ambiente Livre).
Dessa maneira, o cliente passa a ter duas faturas:
- Fatura da Distribuidora, incluindo os valores referentes às tarifas de uso da rede elétrica;
- Fatura de Energia, a qual terá o valor correspondente ao seu consumo de energia renovável.
Portanto, não há motivos para se preocupar com duas faturas. A soma dos valores será sempre inferior ao que é pago à distribuidora no mercado regulado. Dessa forma, no Mercado Livre de Energia, o consumidor empresarial garante uma economia significativa nos custos com energia elétrica.
Como faço a portabilidade da conta de luz da minha empresa?
Envie a fatura de energia da sua empresa para um estudo de viabilidade gratuito!
Nossos especialistas analisarão e apresentarão soluções personalizadas e inovadoras, superando suas expectativas.
O Grupo Witzler é o aliado chave para consumidores que desejam migrar ao Mercado Livre ou buscam melhoria na qualidade e otimização de resultados e processos.
Seja livre! Entre em contato conosco agora mesmo e migre para o Mercado Livre de Energia. Gerimos todas as etapas com total segurança e tranquilidade.