Saiba como reduzir 30%
da sua fatura de energia

O Mercado Livre de Energia é o ambiente de contratação de energia elétrica que proporciona aos consumidores a livre negociação de energia, gerando redução de custos e diversos benefícios em relação ao ambiente tradicional regulado pela ANEEL.

VANTAGENS DO MERCADO LIVRE DE ENERGIA

icon_6
Redução de Custos

Os consumidores tem reduções no custo de energia que podem alcançar 30%.

Preço fixo

A compra de energia é feita através de contratos com preço fixo independente do horário de uso.

Previsibilidade de custos

As negociações de compra e venda de energia no mercado livre de energia, proporcionam um planejamento de custos de longo prazo.

Sustentabilidade

É possível optar pela compra de energia de fontes limpas e renováveis sem investimento ou custos adicionais.

Poder de escolha

Os consumidores tem o poder de gerir e planejar os seus contratos de compra de energia.

Fim das bandeiras tarifárias

As bandeiras tarifárias cobradas pelas distribuidoras não são aplicáveis aos consumidores livres.

Atualmente existem dois tipos de consumidores que podem desfrutar do Mercado Livre de Energia: os consumidores livres e os consumidores especiais.

Consumidores livres são aqueles que têm no mínimo 1.500 kW de demanda contratada. Eles podem contratar energia proveniente de qualquer fonte (hidrelétrica, eólica, solar, etc.). No entanto, aqueles que se conectaram à rede elétrica antes de 7 de julho de 1995 só podem receber energia com tensão superior a 69 KV.

Consumidores especiais são aqueles que têm demanda entre 500 kW e 1.500 kW. Estão restritos à contratação de energia originária de usinas eólicas, solares, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa ou hidráulicas com potência inferior a 50.000 kW.

A compra de energia livre é feita por meio de contratos de compra de energia incentivada e/ou convencional. 

A energia pode ser adquirida de agentes comercializadores, importadores, autoprodutores, geradores e inclusive por cessão de excedentes de outros consumidores livres e especiais, desde que cadastrados como agentes da CCEE.

Se você deseja migrar para o mercado livre de energia, deve adequar-se aos seguintes requisitos:

Readequação do Sistema de Medição e Faturamento de Energia: é necessário adaptar seus medidores de consumo ao padrão da CCEE e também instalar um medidor de telemetria para permitir a aquisição remota de dados pela Câmara.

Adesão a CCEE: todo consumidor do mercado livre precisa ser agente da CCEE ou deve ser representado por um comercializador varejista. Para isso, o consumidor deve cumprir todos os requisitos de adesão à CCEE. Você pode confir os requisitos clicando aqui.

No Mercado Livre de Energia, o consumidor tem a liberdade de escolher seus fornecedores de energia. O fornecimento é formalizado por meio de um CCEAL (Contrato de Compra de Energia do Ambiente Livre) bilateral firmado entre a comercializadora de energia e o consumidor.

Os Contratos de compra de energia são registrados na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), garantindo o lastro contratual e a entrega da energia ao consumidor livre.

NO EXTERIOR O MERCADO LIVRE DE ENERGIA É BASTANTE DESENVOLVIDO

Desde 2007, o Mercado Europeu (27 países membros) está totalmente aberto – até mesmo os consumidores residenciais podem escolher de quem comprar energia. O Mercado Livre amplo não é privilégio de países com economias desenvolvidas. Há países na América Latina com critério de elegibilidade mais abrangentes que o Brasil.

Entre em contato
para saber quanto sua empresa
pode economizar!

    ENDEREÇO

    Bauru

    Av. Duque de Caxias, 11-70 Vila Altinópolis, Ed. Atlantida Tower – 1° andar, CEP: 17012-151

    Maceió/AL

    Rua Epaminondas Gracindo, 22, Pajuçara, Caixa Postal 142, CEP: 57030-101

    CONTATO

    Telefone: +55 (14) 3104-8200
    Email: [email protected]