fbpx

Blog

Mercado Livre de Energia  abordado e explicado pelos maiores especialistas do setor. Esse espaço é dedicado a desmistificar o tema para te ajudar a tomar as melhores decisões.

Conhecimento é energia e move tudo! 

WhatsApp-Image-2021-10-13-at-09.40.54

Como funciona a Gestão Proativa de Energia

A fim de se obter os melhores resultados no Ambiente de Contratação Livre (ACL) – Mercado Livre de Energia –, em termos de economia, é fundamental que uma boa contratação seja acordada. Entretanto, existem outros fatores que impactam nos custos de energia elétrica, que podem ser otimizados através de uma gestão proativa, é justamente este um dos grandes diferenciais praticados pelo Grupo Witzler.

No campo da contratação, a dinâmica dos preços de mercado é um tanto complexa, podendo ser subdividida em três períodos diferentes: curto; médio; e longo prazo.

A precificação da energia nesses períodos segue lógicas distintas e o momento de contratação em cada um deles nem sempre é o mesmo. Sabendo disso iremos explicar abaixo como cada um funciona:

 

Curto Prazo

Para o curto prazo, de um a três anos no futuro, temos o fator hidrológico formando o preço. É o período de maior volatilidade de preços, portanto, é fundamental que haja agilidade no momento de contratar; janelas de oportunidade surgem eventualmente com pouca duração;

 

Médio Prazo

Já no médio prazo, de três a cinco anos, a precificação está atrelada a uma oferta e demanda no mercado, há uma influência do reajuste tarifário do Ambiente de Contratação Regulado (ACR) e os preços são menos voláteis;

 

Longo Prazo

Para o longo prazo, acima de cinco anos no futuro, a precificação é afetada por projetos de expansão da rede, portanto, grandes geradores apresentam oportunidades quando se entende que a rede está em expansão, ou quando esses planejam a execução de projetos.

Para todos os três períodos, a gestão proativa faz toda a diferença para que o consumidor entenda o melhor momento, bem como a melhor estratégia de contratação a ser definida.


Outros Fatores

Outro importante fator de impacto direto nos custos de energia elétrica é a adequação tarifária. Uma Tarifa Horo Sazonal (THS) adequada, bem como a demanda contratada ideal, garantem que os custos da fatura de distribuição permaneçam nos valores mínimos.

Manter constante atenção aos bancos de capacitores também evita multas desnecessárias que podem onerar o consumidor. (link para página de Engenharia Elétrica)

Pensando nisso, a Witzler Energia realiza análises com frequência, se atendando às demandas contratadas e registradas, bem como às modalidades tarifárias, garantindo que essa questão esteja sempre ajustada ao perfil de consumo de cada consumidor. Para a energia reativa, desenvolvemos um sistema inteligente que avisa com antecedência, antes das faturas de distribuição chegarem, a fim de que os valores sejam antecipados o mais breve possível e providências possam ser tomadas.

 

Fonte de Aquisição de Energia

Mais um fator que pode ser ajustado é a fonte de aquisição de energia. Existem diversas fontes de energia, incentivadas e convencionais, que podem ou não fornecer descontos na utilização do sistema de 50, 80 e 100%. Sendo cada fonte mais adequada a cada perfil de consumidor.

Realizamos periodicamente uma análise de viabilidade de SWAP, troca de fontes, a fim de que cada consumidor esteja adquirindo energia da fonte que mais se adequa ao seu perfil de consumo.

Quando identificamos as oportunidades, propomos a operação que visa incrementar os ganhos do consumidor no ACL.

Como visto, a economia na conta de luz vai muito além de uma boa contratação. Para que os consumidores tenham bons resultados a Witzler Energia aposta na gestão proativa, fornecendo um analista que cuida da conta de seus consumidores e garante que todas essas questões estejam sempre ajustadas.”

Posts Recentes

Categorias

Redes Sociais