O Grupo Witzler entende que esclarecer alguns mitos sobre o Mercado Livre de Energia é um bom começo para desmistificar o setor. Então vamos lá!
O Mercado Livre de Energia é o ambiente de contratação em que consumidores escolhem livremente seu fornecedor de energia elétrica. Nele, os consumidores são livres para negociarem amplamente as condições dos seus contratos de energia junto a geradoras e distribuidoras. O que garante, em contraposição ao mercado cativo, o empoderamento desses consumidores que passam a acessar energia mais limpa, barata e 100% renovável.
Confira o guia completo com tudo que você precisa saber sobre o Mercado Livre de Energia aqui.
Ou seja, além da grande vantagem competitiva que permite investimentos, há reduções na conta de luz que atingem até 40%mensalmente. Logo, isso garante que a empresa cliente implemente ou amplifique suas práticas ambientais. Reduzindo drasticamente a pegada de carbono de suas produções.
Os números do setor que apresenta um crescimento exponencial atestam que o mercado está atento à essas vantagens. Afinal, mais de 34,5% de toda energia utilizada no Brasil já acontece no Mercado Livre de Energia, segundo o Boletim Abraceel de Mai/2022.
Hoje, nos Estados Unidos por exemplo, 65% dos consumidores são livres, enquanto em alguns países da Europa o mercado regulado não existe mais. Ou seja, todos os consumidores empresariais e residenciais negociam energia elétrica livremente, garantindo as melhores condições, termos e demandas adequadas conforme suas necessidades, possibilidades e desejos.
Dessa forma, apesar de não ser um ambiente legalmente novo, pode ser que você esteja conhecendo-o agora ou que atualmente, ele efetivamente comece a fazer sentido para a sua empresa.
Continue lendo a seguir.
1. Apenas empresas que utilizam acima de 3.000 kW podem migrar para o Mercado Livre de Energia.
MENTIRA: Existem apenas dois requisitos para os consumidores aderirem ao Mercado Livre de Energia. A primeira é a obrigatoriedade que a unidade consumidora tenha demanda contratada de 500kW. A segunda, indica que a unidade deve estar conectada em média ou alta tensão.
2. Somente os consumidores do Mercado Livre de Energia podem negociar os preços de sua energia.
- VERDADE: As negociações de compra e venda de energia no mercado livre de energia proporcionam um planejamento de custos de longo prazo, não apenas pela possibilidade de se negociar preços, mas também escolher seu fornecedor e demais condições contratuais, como prazos, flexibilidades, dentre outros.
3. Consumidores do Mercado Livre de Energia, diferente do mercado cativo, possuem um contrato limitado.
- MENTIRA: O Mercado Livre de Energia é o ambiente no qual se realizam as operações de compra e venda de energia elétrica através de contratos bilaterais livremente negociados. Nesse caso, conforme regras e procedimentos de comercialização específicos.
4. Ao sobrar energia contratada, o consumidor pode vendê-la.
- VERDADE: Caso o consumo seja inferior ao montante previsto no contrato, o consumidor poderá vender essa sobra no Mercado Spot (mercado de curto prazo), ao preço do PLD (Preço de Liquidação de Diferenças), que é definido mês a mês.
5. Consumidores podem escolher apenas fontes renováveis de energia, caso queiram.
- VERDADE: Neste mercado, o consumidor tem a possibilidade de escolher qual tipo de energia comprar, como energia de fontes renováveis, tais como solar ou eólica, diminuindo assim os impactos no meio ambiente.
6. Há o risco de sofrer com interrupção de energia.
- MENTIRA: Não existe diferença na entrega física de energia no Mercado Livre de Energia ou Cativo, pois o consumidor continua sendo atendido pela distribuidora. Esta continua sendo a responsável pela qualidade no atendimento à sua unidade consumidora. Portanto, assim como no ambiente regulado, o risco de interrupção é o mesmo, e só ocorre em casos de inadimplência e/ou falhas na rede ou blackouts.
7. Há isenção das bandeiras tarifárias.
- VERDADE: O sistema de Bandeiras é válido apenas para o Mercado Cativo, ou seja, para o consumidor que paga à distribuidora uma tarifa de energia regulada pela ANEEL, sem possibilidade de negociação e fixo ao preço estabelecido pelo Governo. Os consumidores livres, adeptos ao Mercado Livre de Energia, estão fora do sistema de Bandeiras Tarifárias. Logo, o resultado disso, além de custos menores, é uma maior previsibilidade do gasto com energia elétrica e, portanto, mais segurança.
Mas, afinal, o Mercado Livre de Energia é seguro?
Dentre os mitos e verdades sobre o Mercado Livre de Energia está a insegurança da migração para o Ambiente de Contratação Livre (ACL). Sobre isso, você pode ficar despreocupado: a Witzler Energia é responsável por gerir todas as etapas da sua migração com segurança e a agilidade que só a maior plataforma de soluções energéticas do Brasil pode oferecer.
Para isso, entre em contato com a nossa equipe para tirar todas as suas dúvidas em relação ao Mercado Livre de Energia e iniciar a migração da sua empresa para o ACL com total segurança. O presente é livre!