fbpx

Blog

Mercado Livre de Energia  abordado e explicado pelos maiores especialistas do setor. Esse espaço é dedicado a desmistificar o tema para te ajudar a tomar as melhores decisões.

Conhecimento é energia e move tudo! 

Capa Blog Origem do Mercado Livre de Energia

Origem do Mercado Livre de Energia: conheça a modernização

Quer conhecer a origem do Mercado Livre de Energia e entender se ele é recente? Continue lendo para descobrir!

O Mercado Livre de Energia não é uma novidade, mas sim uma evolução constante do setor energético. Neste ambiente, as empresas têm a liberdade de escolher seus fornecedores de energia elétrica, negociando todas as condições contratuais conforme suas necessidades.

Contrapõe-se ao mercado regulado (também chamado de mercado cativo), no qual o consumidor é obrigado a adquirir energia exclusivamente da distribuidora que atende a sua região, ficando exposto às variações das tarifas, das bandeiras tarifárias e do horário de ponta.

A Abraceel afirma que migrar para o Mercado Livre de Energia pode resultar em descontos de até 35% em relação às tarifas das distribuidoras. Entenda a origem do MLE e como essa mudança pode impactar positivamente seu negócio.

O que você verá nesse post:

Como Surgiu o Mercado Livre de Energia?

No final do século XX, muitos países começaram a questionar os monopólios estatais no setor de energia. A desregulamentação emergiu como a resposta para estimular a competição, reduzir custos e promover a eficiência. Foi nesse contexto que o embrião do Mercado Livre de Energia começou a ganhar forma.

Mercado Livre de Energia no Brasil

No contexto brasileiro, o Mercado Livre de Energia foi estabelecido como parte da reforma do setor elétrico. Em 1995, a Lei do Novo Modelo do Setor Elétrico (Lei nº 9.074) foi um marco crucial. Ela abriu as portas para a criação do Ambiente de Contratação Livre (ACL), permitindo que consumidores de energia elétrica escolhessem seus fornecedores e negociassem contratos diretamente. A reforma visava introduzir maior competição no setor, incentivar investimentos e proporcionar eficiência operacional.

Quais as vantagens do Ambiente de Contratação Livre?

O Mercado Livre de Energia oferece uma série de vantagens, a competição entre os fornecedores resulta em preços mais competitivos, maior flexibilidade contratual e a oportunidade de participar ativamente na gestão do consumo de energia.

Fazer parte do Mercado Livre de Energia garante inúmeros benefícios às empresas, dentre os quais, vale destacar:

  • Economia mensal de até 35% na conta de luz quando comparado com o mercado cativo;
  • Não incidência das bandeiras tarifárias e do horário de ponta, já que a empresa passa a contratar energia a preço fixo, independentemente do horário de consumo ou de flutuações de preços;
  • Acesso à energia 100% limpa e renovável e certificações verdes que asseguram engajamento ambiental e compromisso às políticas ESG.

Mercado Livre de Energia: Situação Atual e Perspectivas

De acordo com a Portaria 50/2022 do MME o Mercado Livre de Energia todos os consumidores conectados em Alta Tensão já podem fazer parte desse modelo de contratação.  A abertura do Mercado Livre de Energia em 2024, reafirma a modernização constante do setor elétrico nacional.

Além disso, a modernização do setor elétrico avança cada mais e espera-se que muito em breve, todos os consumidores poderão desfrutar desses benefícios, inclusive consumidores residenciais.

Faça parte da revolução do setor elétrico com a Witzler!

O Mercado Livre de Energia é uma revolução contínua. Ao proporcionarmos escolhas aos consumidores, impulsionamos a transição para um futuro mais sustentável e eficiente. À medida que continuamos essa jornada, podemos esperar ainda mais inovações e avanços, consolidando o Mercado Livre de Energia como um pilar fundamental do nosso cenário energético.

Faça parte dessa revolução com segurança e agilidade! Nossos especialistas estão à disposição para te explicar tudo sobre o Ambiente de contratação livre.

Posts Recentes

Categorias

Redes Sociais