Os 3Ds da energia: tudo o que você precisa saber
A modernização do setor elétrico nacional já é uma realidade.
A partir de um conjunto de medidas orientadas à sua modernização, espera-se que a forma pelo qual os brasileiros lidam com o insumo energia elétrica seja completamente modificada.
Esse movimento, que promete alterar o futuro da energia, é sustentado por três pilares, popularmente conhecidos como os 3Ds da energia: Descarbonização, Descentralização (Democratização) e Digitalização.
Entenda um pouco mais abaixo.
Descarbonização: uma nova geração
Descarbonização é o processo de reduzir as emissões de carbono por meio da transição para fontes de energia limpa.
Quando tratamos sobre geração de energia, é importante a entrada de fontes não poluentes e não emissoras de gases nocivos à atmosfera na cadeia de energia.
Atualmente, o Brasil é protagonista na geração de energia 100% limpa e renovável, tendo destaque na produção de energia hidrelétrica (59,3%), eólica (13,7%) e solar (4,6%), respectivamente, na participação da matriz energética.
Assim, fica claro que o país vive uma janela ímpar que deve torná-lo referência no quesito descarbonização.
O objetivo de descarbonizar é alcançar uma economia mundial capaz de encontrar a sustentabilidade nos processos produtivos. Um importante alicerce para a Transição Energética.
De modo geral, a Transição Energética é uma tendência global que abandona o consumo de energia elétrica gerada por fontes poluentes, substituindo-a pela geração de energia 100% limpa e renovável.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, recomenda-se a leitura do artigo Descarbonizar: o que isso tem a ver com sua empresa.
Descentralização: energia limpa, barata e acessível
A descentralização (democratização) da energia renovável é um dos principais objetivos da transição energética brasileira.
Assim, ela visa tornar a energia limpa e sustentável acessível a todos, independentemente de sua renda, localização ou tipo de conexão com a rede elétrica.
Dessa maneira, um dos principais desafios para a democratização da energia renovável é o custo das tecnologias.
Tradicionalmente, as fontes renováveis são mais caras do que as fontes fósseis. No entanto, nos últimos anos, os custos das tecnologias renováveis têm caído significativamente, tornando-as mais competitivas.
Outra barreira para a democratização da energia renovável é a necessidade de investimento inicial. O custo de instalação de um sistema de geração limpa pode ser significativo, o que ser um obstáculo para consumidores de baixa e alta tensão.
Entretanto, existem soluções de redução de custo com energia elétrica sem investimento imediato. Como por exemplo, a portabilidade da conta de luz para o Mercado Livre de Energia, sustentados pela Portaria 50/2022 do Ministério de Minas e Energia (MME).
Saiba mais sobre a abertura do Mercado Livre de Energia.
A democratização é um processo gradual, mas que está avançando a passos largos. A queda dos custos das tecnologias renováveis e o desenvolvimento de novas soluções energéticas estão tornando a energia limpa e renovável mais acessível para todos.
Digitalização: o desafio dos sistemas de informação
Nesse contexto, para que haja a modernização do setor, as tecnologias de digitalização devem acompanhá-lo, trazendo automação de processos e inovação, como:
- Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids);
- Novos modelos matemáticos e computacionais
- Análise de dados
- Inteligência Artificial (IA)
Assim, a digitalização impele que a modernidade e o uso da tecnologia digital acarretam maior rapidez, eficiência e impactam diretamente o desempenho técnico dos complexos processos do sistema energético.
Grupo Witzler: plataforma de soluções energéticas
O Grupo Witzler implementa diariamente, e de maneira ativa, os 3Ds da energia no seu catálogo de soluções energéticas.
Central de Operação Digital, uso de Inteligência de Mercado, Certificações e Selos Verdes, Matriz com Energia Fotovoltaica e Portabilidade da conta de luz para o Mercado Livre de Energia são exemplos notáveis.
Diariamente, trabalhamos com milhares de empresas em todo o Brasil para promover uma solução de energia completa e personalizada. Dessa forma, aliamos economia real e sustentabilidade ambiental, trazendo inúmeros benefícios aos negócios.
Não perca a oportunidade de pagar até 40% mais barato pela energia que consome. E o melhor, tudo isso a zero investimento!
Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas agora mesmo.